Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda qual é o papel da rainha Elizabeth 2ª na renúncia de Johnson

Premiê britânico terá uma audiência com a monarca, que, pela primeira vez na história recente, pode não ocorrer em Buckingham

Internacional|Maria Cunha*, do R7

Nome do próximo primeiro-ministro britânico deverá ser apresentado a Elizabeth 2ª
Nome do próximo primeiro-ministro britânico deverá ser apresentado a Elizabeth 2ª Nome do próximo primeiro-ministro britânico deverá ser apresentado a Elizabeth 2ª

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, renunciou nesta quinta-feira (7) ao cargo de premiê após sofrer intensa pressão política e da opinião pública nos últimos meses. 

O nome do sucessor dele ainda será apresentado aos parlamentares e, em uma questão protocolar, à rainha Elizabeth 2ª antes de o novo governo entrar em vigor.

De acordo com informações do jornal britânico Independent, o primeiro-ministro teria telefonado à rainha nesta quinta-feira de manhã como cortesia, enquanto se preparava para dizer à nação que estava deixando o cargo. O Palácio de Buckingham se recusou a comentar.

A dupla ainda teve a reunião semanal por telefone na noite de quarta-feira (6), dia em que Johnson foi confrontado com uma demissão em massa de ministros e assessores.

Publicidade

Uma audiência de renúncia do primeiro-ministro tradicionalmente ocorre no Palácio de Buckingham, mas a idade da rainha, os contínuos problemas de mobilidade dela e o fato de Johnson permanecer no cargo até o outono podem fazer com que, pela primeira vez na história recente, o encontro ocorra no Castelo de Balmoral. 

Leia também

Para as férias anuais, a cada verão a monarca britânica viaja para a sua casa particular nas Terras Altas da Escócia, onde geralmente fica até outubro.

Publicidade

Em razão disso, acredita-se que é provável que Johnson viaje até ela em vez de fazer Elizabeth 2ª, aos 96 anos, retornar a Londres ou Windsor. Isso se o processo de liderança for concluído em setembro, enquanto a monarca ainda estiver na Escócia.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.