Erdogan diz que Turquia prendeu 13 pessoas ligadas a Baghdadi
Presidente não deu detalhes sobre presos ou como as prisões aconteceram, mas reiterou que país tem sob custódia uma irmã e a esposa do terrorista
Internacional|Da EFE

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta quinta-feira (7) em Budapeste, capital da Hungria, que as autoridades turcas têm sob custódia 13 pessoas ligadas a Abu Bakr al Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), morto no mês passado em uma operação das forças americanas na Síria.
Durante entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, Erdogan não revelou o local ou quando ocorreram as prisões de colaboradores ou mesmo familiares de Baghdadi.
Ao mesmo tempo, ele reiterou que seu país tem sob custódia uma irmã e a esposa do terrorista.
Leia também
"Capturamos a irmã de Baghdadi e sua esposa também. Também capturamos 13 pessoas do seu círculo mais próximo. Estes também estão em nosso poder", afirmou Erdogan.
Na última terça-feira, a Turquia anunciou a prisão da irmã de Baghdadi, Rasmiya Awad, de 65 anos. Ela foi capturada ao lado do esposo, cunhada e cinco filhos em uma operação realizada perto da cidade síria de Azaz, a 15 quilômetros da fronteira turca.
Ontem foi a vez de Erdogan anunciar que as forças turcas prenderam, também na Síria, a esposa de Baghdadi. Hoje ele revelou que esta detenção ocorreu "há um ano ou um ano e meio", ou seja, enquanto o líder do EI ainda estava vivo.
A esposa e a irmã do terroristas estão sob custódia em um centro de deportação da Turquia e estão sujeitas a "processos judiciais". O presidente turco prometeu em breve revelar o destino delas.