Erdogan larga na frente na apuração dos votos da eleição na Turquia
Com 25,7% dos votos apurados, Erdogan, há 20 anos no poder, aparece com 54,3%
Internacional|Do R7, com informações da AFP
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, avança sobre seu principal adversário, Kemal Kiliçdaroglu, após a apuração de 25% dos votos das eleições deste domingo (14), embora os resultados ainda possam mudar — informou a imprensa estatal. Com 25,7% dos votos apurados, Erdogan, há 20 anos no poder, aparece com 54,3%. Seu maior concorrente, Kemal Kiliçdaroglu, recebeu 39,8% dos votos, segundo a agência estatal de notícias Anadolu.
A expectativa era que 64 milhões de eleitores fossem às urnas neste domingo. O pleito é o mais acirrado desde que Erdogan chegou ao poder. A união dos partidos de oposição e a grave crise econômica que o país enfrenta são fatores que podem impedir que o atual presidente consiga a maioria dos votos para permanecer no governo.
Erdogan, de 69 anos, tem como principal adversário Kemal Kiliçdaroglu, de 74 anos, candidato de uma aliança de seis partidos, que vão da direita nacionalista à esquerda democrática, um movimento liderado pelo CHP (social-democrata), fundado pelo pai da Turquia moderna, Mustafa Kemal Atatürk.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram
Kiliçdaroglu também recebeu o apoio sem precedentes do partido pró-curdo HDP, a terceira maior força política do país. O candidato Muharrem Ince, que tinha entre 2% e 4% das intenções de voto, desistiu da eleição na última quinta-feira (11), e esse cenário deve favorecer Kiliçdaroglu.
Os turcos também vão renovar o Parlamento e devem escolher entre o partido conservador-islâmico AKP, de Erdogan, e o CHP laico de Kiliçdaroglu.
Bombeiros voltam da Turquia após resgate de vítimas de terremoto e têm recepção emocionante