Logo R7.com
RecordPlus

Espanha pede apuração rápida e diálogo diante da "polarização" na Venezuela

Ministro das Relações Exteriores deseja acabar com a situação de "interinidade" no país da América Latina

Internacional|Do R7

  • Google News
A recontagem solicitada por Capriles, e que também foi aceita por Maduro, é a forma prevista para verificar o sistema eletrônico
A recontagem solicitada por Capriles, e que também foi aceita por Maduro, é a forma prevista para verificar o sistema eletrônico JUAN BARRETO/AFP

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, defendeu nesta segunda-feira (15) uma apuração eleitoral rápida na Venezuela para acabar com a atual situação de "interinidade" e, por isso, exaltou o "acordo e o diálogo", já que o resultado das eleições de ontem evidencia uma "polarização muito forte" no país.

— Independente do vencedor, o que esperamos é que as relações entre seu governo e o Reino da Espanha sejam tão boas como as do povo espanhol e do povo venezuelano.


De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Nicolás Maduro venceu as eleições presidenciais com apenas 1,58% de vantagem sobre o candidato opositor, Henrique Capriles, que já anunciou que não aceitará o resultado até que se faça uma apuração completa de todos os votos.

Para García-Margallo, o resultado final das eleições venezuelanas certifica que há uma polarização muito forte no país.


— Trata-se de algo que poderá ser contornado através de acordos e diálogos para enfrentar os desafios que virão em uma etapa que necessariamente será distinta da anterior.

Entenda o processo de recontagem dos votos pedido por Capriles na Venezuela


Desconcertado, Maduro clama vitória diante dos simpatizantes de Chávez

Após as eleições presidenciais na Venezuela, o governamental Partido Popular espanhol se mostrou "muito preocupado" com a situação e defendeu "a limpeza do processo". Já os socialistas do PSOE, principal partido da oposição, expressou sua confiança nas instituições democráticas venezuelanas e considerou que são elas que devem decidir se é preciso revisar ou não o processo eleitoral, concluído com um resultado "muito apertado".


A formação IU parabenizou o presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, e mostrou seu desejo de que o povo venezuelano continue o processo de transformação em "uma sociedade mais justa, democrática e igualitária".

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.