Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estado de saúde de Mandela melhorou, informa governo sul-africano

Ex-presidente "fez progressos constantes" desde que foi hospitalizado, na noite de quarta-feira

Internacional|, com R7

Imagem de 6 de agosto de 2012 mostra Nelson Mandela em sua casa em Qunu, na África do Sul
Imagem de 6 de agosto de 2012 mostra Nelson Mandela em sua casa em Qunu, na África do Sul Imagem de 6 de agosto de 2012 mostra Nelson Mandela em sua casa em Qunu, na África do Sul (JACQUELYN MARTIN/AFP)

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, hospitalizado desde a noite de quarta-feira (27) por uma recaída de uma infecção pulmonar, "encontra-se bem" e "fez progressos constantes", anunciou nesta sexta-feira (29) a Presidência.

"Mandela encontra-se bem e tomou um café da manhã completo nesta manhã de 29 de março de 2013. Os médicos garantem que fez progressos constantes", afirma a Presidência sul-africana em um breve comunicado.

Ontem, o governo comunicou que Mandela reagia positivamente ao tratamentoestava consciente quando chegou ao hospital.

Para o presidente Jacob Zuma, "o país não deve entrar em pânico. Madiba [Mandela] está bem".

Publicidade

— É preciso compreender que Madiba já não é um homem jovem. [...] Acredito que as pessoas não devem entrar em pânico [...]. Segue sendo o Madiba, apesar da idade que tem.

Mas perguntado sobre se chegou o momento de encarar o inevitável (a morte de Mandela), Zuma respondeu: "Sim [...], a idade sugere isto".

Publicidade

Doença de Mandela causa apreensão na África do Sul

Herói nacional sul-africano, ícone da luta contra o apartheid e contra o racismo em todo o mundo, Nelson Mandela não aparece em público há quase três anos.

Publicidade

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, desejou a ele uma recuperação rápida.

— Pedimos ao povo sul-africano e ao mundo inteiro que rezem por nosso querido Madiba [o nome do clã de Mandela] e por sua família [...]. Temos total confiança na equipe médica e sabemos que farão todo o possível para que recupere a saúde.

A Presidência sul-africana, que não indicou onde o ex-presidente está hospitalizado, pediu aos meios de comunicação de todo o mundo que "respeitem a intimidade" do prêmio Nobel da Paz "para deixar que os médicos façam seu trabalho".

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.