EUA devolvem petroleiro apreendido à Venezuela, segundo autoridades
Desde o final de 2025, Washington realizou sete interceptações em navios de petróleo ligados ao país latino-americano
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Autoridades norte-americanas afirmaram que devolveram à Venezuela um dos petroleiros apreendidos este mês. Desde o final de 2025, Washington realizou sete interceptações em petroleiros ligados à Venezuela. A informação da devolução foi dada à agência de notícias Reuters pelas autoridades norte-americanas sob condição de anonimato.
Segundo elas, foi devolvido o superpetroleiro M/T Sophia, de bandeira panamenha, mas não foi revelado o motivo da ação. O Sophia transportava petróleo quando a guarda costeira e as forças armadas norte-americanas o interceptaram em 7 de janeiro. Uma das fontes disse que não sabia se essa embarcação continua carregada com petróleo.
Trump adotou uma política externa para a América Latina concentrada na Venezuela, a princípio visando tirar do poder o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, depois que os esforços diplomáticos fracassaram, o presidente dos Estados Unidos ordenou que as forças norte-americanas voassem até o país para capturar Maduro e a esposa dele numa operação noturna, realizada no dia 3 de janeiro.
O líder norte-americano tem dito, desde então, que os EUA planejam controlar os recursos de petróleo da Venezuela por tempo indeterminado, enquanto buscam reconstruir a deteriorada indústria petrolífera do país em um plano de US$ 100 bilhões (R$ 519,3, na cotação atual).
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!









