Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA dizem que Irã forneceu mais de 400 drones à Rússia desde agosto de 2022

Segundo o governo americano, Teerã  é o maior apoiador militar de Moscou e fornece equipamentos para serem usados na guerra

Internacional|

EUA afirmam que o Irã já forneceu 400 drones ao Exército da Rússia
EUA afirmam que o Irã já forneceu 400 drones ao Exército da Rússia EUA afirmam que o Irã já forneceu 400 drones ao Exército da Rússia

O governo dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira (15) que o Irã forneceu mais de 400 drones à Rússia desde agosto do ano passado, a maioria do tipo "shahed", que Moscou está usando na guerra na Ucrânia.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse em entrevista a repórteres que há "indicações" de que Irã e Rússia estão "expandindo" sua colaboração na área de defesa de forma "sem precedentes".

"O Irã continua sendo o maior apoiador militar da Rússia e já forneceu artilharia e munição de tanque para serem usados na Ucrânia", disse Kirby.

Ele explicou que a maioria dos 400 drones que o Irã entregou à Rússia foi usada contra infraestruturas "cruciais" na Ucrânia.

Publicidade

Ao mesmo tempo, Kirby observou que Moscou está enviando armas para Teerã e lembrou que, no mês passado, foi fechado um acordo para a compra de 35 caças-bombardeiros Sukhoi por parte dos iranianos.

"O Irã procura comprar mais equipamentos militares, incluindo helicópteros de combate, radares e caças Yak 130", disse Kirby.

Publicidade

Leia também

O porta-voz reiterou que os EUA continuarão a impor "penalidades" aos envolvidos no envio de equipamentos militares iranianos para a Rússia para uso na Ucrânia e lembrou que aplicou sanções a russos, iranianos e outros "atores" envolvidos em tal atividade.

Ele revelou que nos próximos dias Washington anunciará novas sanções contra indivíduos e entidades ligadas aos negócios de armas entre Rússia e Irã.

Queijo com larvas, café de cocô e ovo fecundado: as iguarias que desafiam o paladar dos brasileiros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.