Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA e Rússia conversam sobre controle de armas em Genebra

Países possuem 90% do armamento nuclear mundial e buscam acordo de estabilidade estratégica após um ano sem diálogos

Internacional|

Membros dos dois governos representaram Biden e Putin em diálogo sobre armas
Membros dos dois governos representaram Biden e Putin em diálogo sobre armas Membros dos dois governos representaram Biden e Putin em diálogo sobre armas

Os Estados Unidos e a Rússia afirmaram em comunicado conjunto, nesta quinta-feira (30), que tiveram conversas "intensivas e substantivas" em sua segunda reunião dentro de um arcabouço que objetiva amenizar as tensões entre as duas maiores potências nucleares do mundo.

Ambos os países concordaram em montar dois grupos de trabalho, que se encontrarão antes de uma terceira reunião plenária, mas a data para um novo encontro não foi informada.

Durante uma cúpula realizada em junho, em Genebra, o presidente americano, Joe Biden, e o presidente russo, Vladimir Putin, cujos países detêm 90% das armas nucleares do planeta, acertaram participar de um "Diálogo de Estabilidade Estratégica", numa ação bilateral para lançar os fundamentos de medidas futuras de controle de armas e redução de risco.

Munidas da autoridade dos dois líderes, delegações de ambas as nações retomaram conversas em julho, a primeira vez em quase um ano na qual os dois lados realizaram tratativas sobre a chamada estabilidade estratégica em meio a atritos em uma gama de assuntos, inclusive o controle de armas.

Publicidade

Durante a segunda reunião ocorrida nesta quinta-feira em Genebra, as delegações, comandadas pela vice-secretária de Estado americana, Wendy Sherman, e pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, concordaram que os grupos de trabalho se concentrarão em princípios e objetivos para um controle de armas futuro e recursos e ações com efeitos estratégicos.

Uma autoridade graduada do governo dos EUA disse aos repórteres que a Casa Branca considerou o encontro "uma reunião muito produtiva".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.