EUA lançam 12ª noite consecutiva de ataques contra Irã
No Iêmen, os houthis atacaram dois petroleiros sauditas com a alegação de que embarcações violaram bloqueio naval
Internacional|Da Reuters
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

As forças militares dos EUA informaram nesta quarta-feira (22) que lançaram uma nova rodada de ataques contra o Irã, sob orientação do presidente Donald Trump, marcando a 12ª noite consecutiva de ataques norte-americanos.
“A missão continuará a enfraquecer ainda mais a capacidade do Irã de ameaçar marinheiros civis e embarcações comerciais que transitam pelas águas regionais”, afirmou o Comando Central dos EUA em comunicado.
No Iêmen, os houthis afirmam que realizaram uma operação militar contra dois petroleiros sauditas, e relatórios de segurança marítima indicaram que uma das embarcações citadas pelo grupo, o petroleiro Encelia, com bandeira saudita, havia sido atingida no mar Vermelho.
Os houthis identificaram os dois petroleiros como “ENCELIA” e “LAYLA”, alegando que as embarcações haviam violado um bloqueio naval imposto pelo grupo, aliado ao Irã, contra a Arábia Saudita. Os houthis afirmaram ter atacado os petroleiros com vários mísseis balísticos e de cruzeiro.
Veja Também
Internacional
EUA suspeitam que Rússia forneceu dados para ataques iranianos contra a CIA

Internacional
‘Muito grave para a economia’, diz especialista sobre mais um bloqueio de rota no Oriente Médio

Internacional
Análise: EUA intensificam ataques contra Irã a fim de pressionar por retomada das negociações
Uma fonte de segurança marítima informou que o Encelia transmitiu um pedido de socorro via VHF, relatando que havia sido atingido por um míssil enquanto operava nos limites externos do porto de Jizan, na Arábia Saudita, no mar Vermelho, e que estava em chamas.
O grupo britânico de gestão de riscos marítimos Vanguard informou que o petroleiro ENCELIA, de bandeira saudita, foi atingido por um projétil desconhecido no lado estibordo, a cerca de 70 milhas náuticas a sudoeste de Al Shuqaiq, na Arábia Saudita, às 17h (no horário de Brasília).
A Agência de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO) informou ter recebido um relato de um incidente na mesma área, indicando que o comandante de um petroleiro relatou ter sido atingido por um projétil desconhecido que causou um incêndio a bordo, o qual a tripulação estava combatendo. A UKMTO informou que não foram relatadas vítimas nem impacto ambiental.
Não ficou claro imediatamente se o relatório da UKMTO se referia ao Encelia, embora a localização e os detalhes coincidissem com o relatório da Vanguard.
A Vanguard informou que os houthis teriam assumido a autoria do ataque, além de afirmarem ter atingido uma segunda embarcação, o LAYLA, o que, segundo a agência, ainda não havia sido confirmado.
A fonte de segurança marítima informou que não havia mais informações disponíveis no momento sobre vítimas, a situação da tripulação, a extensão dos danos ou qualquer impacto ambiental.
Os houthis afirmaram na segunda-feira que estavam impondo um bloqueio naval à Arábia Saudita no mar Vermelho, uma medida que ameaça interromper o abastecimento global de energia para além do Golfo Pérsico.
Na mesma declaração, os houthis afirmaram ter forçado cerca de 10 navios a recuar e retornar após alertá-los contra a navegação rumo a portos sauditas. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente essa informação.
Cinco petroleiros mudaram de rota no mar Vermelho nesta quarta-feira, com dois deles indicando o Canal de Suez como seu novo destino após os houthis terem alertado os navios para evitarem os portos sauditas, segundo dados de rastreamento de navios.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp









