Logo R7.com
RecordPlus

Ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger morre, aos 100 anos

Político atuou nos governos de Richard Nixon (1969-1974) e Gerald Ford (1974-1977) e ganhou um Prêmio Nobel da Paz

Internacional|Do R7

  • Google News
Henry Kissinger foi figurina emblemática na política americana
Henry Kissinger foi figurina emblemática na política americana

O ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger morreu, aos 100 anos, na noite desta quarta-feira (29). Segundo informações da Reuters, a notícia foi confirmada pela Kissinger Associates Inc. Kissinger era uma figura controversa na política americana e chegou a ganhar um Prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho na negociação do cessar-fogo na Guerra do Vietnã.

"O Dr. Henry Kissinger, um respeitado acadêmico e estadista americano, morreu hoje em sua residência em Connecticut", afirmou em comunicado a Kissinger Associates, conforme a AFP.


O político ocupou o cargo de ex-conselheiro de Segurança Nacional e secretário de Estado dos governos de Richard Nixon (1969-1974) e Gerald Ford (1974-1977).

Na década de 1970, o diplomata, que era refugiado judeu nascido na Alemanha, teve participação em muitos dos eventos globais que marcaram a época — durante o mandato de Nixon.


Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


Os esforços dele resultaram na abertura diplomática entre China e Estados Unidos, no fortalecimento dos laços entre Israel e seus vizinhos árabes, nas históricas conversas de controle de armas entre os EUA e a União Soviética e nos Acordos de Paz de Paris com o Vietnã do Norte.

A influência de Kissinger como arquiteto da política externa dos Estados Unidos diminuiu com a renúncia de Nixon, em 1974. No entanto, ele continuou a exercer uma força diplomática durante a presidência de Ford.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.