Exército da Rússia se aproxima da maior usina nuclear da Ucrânia
Por enquanto, os seis reatores da central de Zaporizhia estão seguros, segundo informações recebidas pela agência da ONU
Internacional|Do R7
As Forças Armadas da Rússia estão perto da maior usina nuclear da Ucrânia, apontou a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) nesta segunda-feira (28), reiterando sua forte preocupação, no quinto dia de guerra.
Neste momento, os seis reatores da central de Zaporizhia estão seguros, segundo comunicados recebidos pela agência da ONU, informada com regularidade por autoridades da Ucrânia sobre a situação.
Leia também
As tropas russas "operam perto da central, mas ela não foi tomada", ressaltou a Aiea, cujo diretor-geral, Rafael Grossi, voltou a alertar para "qualquer ação que possa ameaçar a segurança" das instalações nucleares daquele país.
Uma reunião do Conselho de Governadores foi convocada para a próxima quarta-feira (2) em Viena, sede da Aiea, para discutir os "riscos reais" representados pelo conflito.
A Ucrânia tem quatro centrais nucleares ativas, que fornecem cerca de metade da eletricidade consumida pelo país, e vários depósitos de resíduos radioativos, como o de Chernobyl, onde ocorreu a pior catástrofe nuclear da História, em 1986.
"Um acidente poderia ter consequências graves na saúde pública e no meio ambiente", advertiu Grossi, sublinhando a importância de que as equipes mobilizadas continuem trabalhando normalmente e "possam descansar".