Exército de Israel captura centro de comando do Hamas no norte da Faixa de Gaza
As forças de defesa também eliminaram um comandante sênior do grupo terrorista, responsável pelas operações antitanque
Internacional|Do R7

As FDI (Forças de Defesa de Israel) disseram que suas tropas capturaram um centro de comando do grupo terrorista Hamas do lado ocidental do campo de refugiados Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (9). Foram dez horas de combate, enquanto o Exército também avançava mais para o coração da cidade de Gaza, onde se acredita que o grupo terrorista tenha sua sede subterrânea.
As FDI informaram que as tropas da Brigada de Infantaria Nahal lutaram contra terroristas do Hamas e da Jihad Islâmica no reduto conhecido como Posto 17, que os inimigos estavam "acima do solo e em uma rota subterrânea na área" e que dezenas de terroristas foram mortos no decorrer da batalha.
Dentro do Posto 17, as forças de segurança descobriram planos de batalha "significativos" do Hamas, bem como armas e eixos de túneis, um dos quais estava localizado ao lado de um jardim de infância e levava a uma "extensa rota subterrânea".
Comandante morto
Também na manhã desta quinta, o Exército de Israel anunciou que matou um comandante sênior do Hamas, responsável pelas operações de mísseis antitanque guiados (ATGM) do grupo terrorista na Gaza central.
Em uma declaração conjunta com a agência de segurança Shin Bet nesta quinta-feira, as FDI disseram que Ibrahim Abu-Maghsib era o chefe do conjunto ATGM do Hamas na chamada Brigada dos Campos Centrais e compartilhou imagens do ataque.
No bairro Sheikh Radwan, da cidade de Gaza, as forças também descobriram uma fábrica de drones do Hamas e um depósito de armas dentro de um edifício residencial localizado ao lado de uma escola.
A ameaça de uma nova tentativa de invasão pelos terroristas do Hamas, desta vez principalmente com mergulhadores, fez Israel ampliar a patrulha no mar Mediterrâneo, na fronteira com Gaza
A ameaça de uma nova tentativa de invasão pelos terroristas do Hamas, desta vez principalmente com mergulhadores, fez Israel ampliar a patrulha no mar Mediterrâneo, na fronteira com Gaza
Imagens mostram tropas encontrando vários drones do Hamas no edifício, bem como equipamentos usados para fabricá-los e instruções para fazer dispositivos explosivos.
As atualizações da manhã desta quinta-feira não forneceram imediatamente novas informações sobre possíveis baixas entre as tropas israelenses durante a batalha. Durante a noite, as FDI anunciaram a morte do sargento reservista Eliahou Benjamin Elmakayes, 29, de Jerusalém.
Até o momento, as forças afirmaram que 34 soldados foram mortos em operações contra o Hamas. Outros 318 militares israelenses foram mortos no ataque lançado pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro.
Como o Hamas segue atacando Israel apesar dos bombardeios à Faixa de Gaza
A guerra entre Israel e o Hamas já tem mais de um mês. Em 7 de outubro, o grupo terrorista palestino lançou um ataque-surpresa ao sul de Israel, onde realizou massacres e sequestrou reféns. O Estado judeu respondeu com bombardeios incessantes à Faixa d...
A guerra entre Israel e o Hamas já tem mais de um mês. Em 7 de outubro, o grupo terrorista palestino lançou um ataque-surpresa ao sul de Israel, onde realizou massacres e sequestrou reféns. O Estado judeu respondeu com bombardeios incessantes à Faixa de Gaza, que já deixaram mais de 10 mil mortos, e cerco total ao território palestino. Mas, ainda assim, o Hamas continua contra-atacando. Veja a seguir cinco pontos, listados pelo jornal local Yediot Ahronot, para entender de que forma o Hamas resiste aos ataques israelenses:
















![A campanha na guerra entre Israel e o Hamas é outro fator importante a ser mencionado. O contínuo disparo de foguetes contra Israel é uma demonstração de força para os países árabes, ao mostrar que o Hamas está enfrentando o Exército israelense. Isso pode criar a ilusão de que o Hamas está afetando Israel, mesmo quando suas capacidades estão sendo destruídas. Segundo o jornal, "os dias do Hamas estão contados, pois suas forças estão sendo destruídas pelas FDI [Forças de Defesa de Israel]". Diante disso, resta ao grupo terrorista disparar foguetes continuamente](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/HGXM4YXZQFOMNH6AWR5RCBZ27U.jpg?auth=a1987e314488b156fae4b6d0696de284e17e6284d851bee48321976e2d3783f6&width=640&height=640)










