Explosão em aeroporto no Japão é causada por bomba da Segunda Guerra Mundial
Explosivo, lançado pelos EUA e não detonado, explodiu na pista de táxi, causando cancelamento de mais de 80 voos
Internacional|Do R7
Na manhã desta quarta-feira (2), uma explosão foi registrada na pista de táxi do Aeroporto de Miyazaki, no Japão, causada por uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial, lançada pelos Estados Unidos. O incidente ocorreu pouco antes das 8h, quando controladores de tráfego aéreo notaram a explosão e uma nuvem de fumaça subindo na pista. A explosão criou um buraco de 7 metros por 4 metros e 1 metro de profundidade, além de danificar o pavimento em um raio de 200 metros.
De acordo com o portal japonês NHK NEWS, poucos minutos antes, um avião da Japan Airlines, com 93 pessoas a bordo, havia decolado da mesma pista, evitando por pouco um acidente. Mais de 80 voos foram cancelados, mas as operações no aeroporto foram retomadas às 19h30, após reparos.
As Forças de Autodefesa do Japão confirmaram que a explosão foi causada por uma bomba de 250 kg, remanescente da guerra. A área era um campo de aviação naval e foi alvo de intensos bombardeios, deixando munições não detonadas. Estima-se que até 30% das bombas lançadas na época não explodiram.
Câmeras da Faculdade de Aviação capturaram o momento da explosão, mostrando destroços e uma nuvem de poeira, além de chamas brevemente visíveis. Funcionários próximos relataram um forte baque e vibração nas janelas.
O secretário-chefe do gabinete, Hayashi, garantiu que não há risco de uma segunda explosão, e as investigações continuam. Este não é o primeiro incidente no aeroporto; bombas não detonadas foram encontradas em 2021 e 2011, e ainda podem restar munições na área.