Logo R7.com
RecordPlus

Extrema-esquerda da França protesta no 1o ano de governo de Hollande

Internacional|Do R7

  • Google News

PARIS, 5 Mai (Reuters) - Dezenas de milhares de manifestantes franceses de extrema-esquerda marcharam para protestar contra a austeridade econômica no domingo, com o objetivo de marcar o primeiro ano de governo do presidente François Hollande.

A marcha, organizada pela coligação Frente de Esquerda, foi integrada por uma série de esquerdistas, desde os chamados "verdes" a sindicalistas. Os manifestantes foram até a simbólica Praça da Bastilha, local de uma prisão de Paris tomada durante a Revolução Francesa de 1789.


O comparecimento à manifestação foi estimado pelos organizadores em 180 mil, mas a polícia contou apenas 30 mil pessoas.

O protesto destacou feroz oposição da esquerda para as reformas pró-mercado do presidente socialista, tais como redução de impostos a empresas e o afrouxamento de regras trabalhistas para tornar a contratação e demissão de um pouco mais flexíveis.


Com a França à beira da recessão, o desemprego em um ponto máximo de todos os tempos e parceiros da zona do euro pressionando por redução do déficit orçamentário, Hollande sofreu a maior queda na popularidade de qualquer presidente em mais de meio século.

(Por Muriel Boselli)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.