Internacional 'Foi o terremoto mais forte que senti', diz brasileira na Turquia

'Foi o terremoto mais forte que senti', diz brasileira na Turquia

Tremor de terra de 7 graus na escala Richter teve epicentro no mar Egeu e atingiu cidades na Turquia e também na Grécia 

  • Internacional | Pablo Marques, do R7

Terremoto no mar Egeu faz tremer cidades na Turquia e na Grécia

Terremoto no mar Egeu faz tremer cidades na Turquia e na Grécia

Tuncay Dersinlioglu/Reuters - 30.10.2020

"Foi o terremoto mais forte que eu já senti morando aqui na Turquia" afirma a cearense Thainara Esteves, de 24 anos, que vive com o marido em Izmir, cidade do litoral turco próxima do epicentro do terremoto de 7 graus na escala Richter registrado nesta sexta-feira (30). 

A brasileira conta que estava sozinha em casa conversando com uma amiga por chamada de vídeo quando sentiu o apartamento tremer. "Eu gritei 'terremoto' e corri para desligar a chamada porque fiquei muito desesperada", conta. 

Após terremoto, pequeno tsunami causa inundação em cidade turca

Ainda enquanto a TV e outro objetos da casa tremiam, Thainara decidiu descer do prédio por medo de ocorrer um desabamento. "Eu não sabia o que fazer. Eu até peguei o elevador para descer do prédio, porque não sabia que era melhor ir pela escada."

Thainara soube por vizinhos que dois prédios em um bairro próximo vieram ao chão. O prefeito de Izmir, Tunc Soyer, informou que quase 20 prédios desabaram na cidade. Equipes de resgate trabalham na remoção de escombros em busca de vítimas.

A brasileira conta que a cidade está caótica e com muitas ruas congestionadas, próximo do bairro em que mora dois prédios desabaram. "Eu ainda não voltei para casa, mas acredito que no fim do dia já consiga retornar", afirma.

O tremor foi sentido também em Istambul e em ilhas gregas no mar Egeu. Até o fim da manhã, foram contabilizados 14 mortos e mais de 400 feridos.

Veja fotos do terremoto:

Últimas