Internacional França: candidata de direita lidera corrida presidencial, diz pesquisa

França: candidata de direita lidera corrida presidencial, diz pesquisa

Valérie Pécresse conta com 52% das intenções de voto, enquanto Macron ficaria 31 pontos percentuais atrás da adversária

AFP
Valérie Pécresse é uma das fortes candidatas à Presidência da França

Valérie Pécresse é uma das fortes candidatas à Presidência da França

Christophe Simon/AFP - 7.12.2021

A novata candidata de direita do Partido Republicano, Valérie Pécresse, prevaleceria sobre o atual presidente liberal, Emmanuel Macron, na eleição presidencial da França, em abril, segundo pesquisa publicada nesta terça-feira (7) pelo instituto Elabe para o BFMTV/L'Express.

Pécresse, que foi ministra do presidente conservador Nicolas Sarkozy (2007-2012), ganhou 11 pontos em comparação com a pesquisa do Elabe anterior, realizada em 23 e 24 de novembro, antes de vencer as primárias republicanas.

Na primeira pesquisa, Macron, que ainda não confirmou candidatura para as eleições, alcançou 23% de intenções de voto (queda de dois pontos), seguido de Pécresse (20%). Já nesta segunda, a última arrebataria as chaves do Élysée, com 52%.

Os ultradireitistas Marine Le Pen e Éric Zemmour não teriam acesso à cédula, com 15% e 14% de intenções de voto respectivamente. Os rivais de esquerda ficariam abaixo de 10%.

Mélenchon seria o mais bem colocado desses últimos, com 8% de intenções de voto, seguido do ecologista Yannick Jadot (7%) e da atual prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo (3%).

Pécresse, representante da ala social-liberal da direita, mas firme em questões como migração e segurança, é a primeira mulher a representar os republicanos em eleição presidencial.

A intenção de voto não constitui uma previsão do resultado da votação, mas sim uma imagem das tendências no momento da pesquisa — realizada em 6 e 7 de dezembro, com 1.474 pessoas.

Últimas