Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França pretende aprovar lei que devolva bens roubados por nazistas

Itens serão retirados de museus ou similares e devolvidos para seus legítimos proprietários ou sucessores

Internacional|

Projeto de lei pretende fixar um prazo para retirar bens que estejam em museus e devolvê-lo a seus legítimos proprietários ou sucessores
Projeto de lei pretende fixar um prazo para retirar bens que estejam em museus e devolvê-lo a seus legítimos proprietários ou sucessores Projeto de lei pretende fixar um prazo para retirar bens que estejam em museus e devolvê-lo a seus legítimos proprietários ou sucessores

Facilitar a devolução de bens espoliados dos judeus pela Alemanha nazista e presentes em acervos públicos é o objetivo de uma lei discutida nesta terça-feira(23) na França.

"Identificar e recuperar estes bens culturais e devolvê-los a seus legítimos proprietários é hoje um esforço de justiça e também para a memória", declarou a ministra da Cultura, Rima Abdul Malak.

O projeto de lei pretende fixar um prazo para retirar bens que estejam em museus e devolvê-lo a seus legítimos proprietários ou seus sucessores.

No início de 2022, o Parlamento autorizou a devolução de 15 obras de arte, entre elas quadros de Gustav Klimt e Marc Chagall, um "primeiro passo" para a então ministra da Cultura Roselyne Bachelot.

Publicidade

Após sua aprovação por unanimidade no Senado nesta terça, o projeto, que conta com amplo consenso, deve ser aprovado também na Assembleia Nacional (Câmara Baixa) antes de entrar em vigor.

Leia também

Cem mil obras de arte foram apreendidas na França durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), segundo o Ministério da Cultura. Cerca de 60.000 foram encontradas na Alemanha e repatriadas. Destas, 45.000 foram devolvidas a seus proprietários.

Publicidade

Cerca de 2.200 foram levadas para os Museus Nacionais de Recuperação (MNR), mas o restante, cerca de 13.000, foram vendidas pelo Estado no início dos anos 1950, fazendo com que muitas obras espoliadas entrassem para o mercado.

Erupção no México: veja imagens impressionantes do vulcão Popocatépetl

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.