Logo R7.com
RecordPlus

Furacão deve provocar tempestade tropical nas ilhas Bermudas

Fenômeno atingiu a categoria 4 na escala Saffir-Simpson, o que é considerado potente para os meteorologistas

Internacional|Do R7

  • Google News
Imagem mostra as águas turbulentas do Oceano Atlântico em meio à passagem do furacão
Imagem mostra as águas turbulentas do Oceano Atlântico em meio à passagem do furacão

O furacão Sam passará nesta sexta-feira (1º) sobre águas do Atlântico a leste das ilhas Bermudas, onde seu deslocamento produzirá condições de tempestade tropical a partir desta noite, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Às 6h (horário de Brasília), Sam, um potente furacão de categoria 4 — de um máximo de 5 — na escala Saffir-Simpson, se encontrava a cerca de 700 quilômetros a sul-sudeste das Bermudas e se deslocava a 28 km/h em direção norte-noroeste.


As Bermudas estão sob aviso de tempestade tropical, o que significa que as condições meteorológicas correspondentes são esperadas dentro de 36 horas.

Sam não terá impacto no arquipélago britânico, mas seus ventos mais fracos, sentidos a 280 quilômetros do seu centro, podem ser notados em algumas áreas. Os ventos com força de furacão se estendem até 110 quilômetros do centro.


O NHC espera que Sam faça uma curva para o norte e depois para norte-nordeste nas próximas horas a uma velocidade semelhante à atual, virando para o nordeste a partir de sábado (2).

Embora esteja previsto um enfraquecimento nos próximos dias, Sam continuará sendo um furacão intenso até, pelo menos, a noite de sábado.


Leia também: Os pontos principais do relatório sobre o clima divulgado pelo IPCC

A tempestade gerada por Sam terá impacto no extremo norte das ilhas Leeward e nas Grandes Antilhas, incluindo Porto Rico, durante os próximos dias.


Espera-se que as ondas cheguem hoje às Bermudas e às Bahamas e depois se espalhem para a costa leste dos EUA e o Canadá até este fim de semana.

Muito mais a sul e leste, a tempestade tropical Victor se deslocava sobre as águas abertas do Atlântico nesta sexta-feira com ventos máximos sustentados de 95 km/h.

Victor se move para noroeste a cerca de 24 km/h e deve ganhar força até esta noite, entrando em uma tendência de enfraquecimento lento durante o fim de semana. A força da tempestade tropical se estende a 260 quilômetros do centro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.