Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Furacão Grace se fortalece enquanto percorre litoral do México

Tempestade com ventos de 150 km/h fez autoridades mexicanas criarem 200 refúgios para pessoas que possam ficar desalojadas

Internacional|

Furacão alcança velocidade máxima de 150 km/h perto do estado de Veracruz
Furacão alcança velocidade máxima de 150 km/h perto do estado de Veracruz Furacão alcança velocidade máxima de 150 km/h perto do estado de Veracruz

O furacão Grace ficou "um pouco mais forte", nesta sexta-feira (20), no Golfo do México, enquanto continuava a se aproximar do estado mexicano de Veracruz, onde as autoridades se preparavam para seu impacto, informaram o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos e autoridades locais.

"Grace, furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson" (que vai até 5), se fortaleceu "um pouco mais, espera-se que toque o solo ao longo da costa leste do México esta noite", afirmou o NHC em seu último relatório.

A tempestade poderá impactar entre os municípios de Tecolutla e Nautla de Veracruz, "muito provavelmente como categoria 2", disse em coletiva de imprensa Alejandra Méndez, coordenadora geral do Serviço Meteorológico Nacional.

Às 15h00 (horário de Brasília) desta sexta-feira, Grace estava 300 km ao leste de Tuxpan, Veracruz, e a 250 km do porto de Veracruz, deslocando-se ao oeste a 17km/h, com ventos sustentados de 150 km/h, detalhou o NHC.

Publicidade

As autoridades estaduais habilitaram 200 refúgios e estão preparadas para ativar outros 2.000 se necessário, enquanto comerciantes da costa começaram a reguardar seu mobiliário dos efeitos de Grace.

"Acabamos de tirar todas as sombrinhas que tínhamos (na praia) porque a maré já está subindo", disse à AFP Víctor Morales, dono de um restaurante.

Publicidade

Leia mais: Avião dos EUA partiu lotado do Afeganistão com 823 passageiros

Grace já havia tocado o solo na quinta-feira na península mexicana de Yucatán (leste), onde causou pequenos danos materiais e o desalojamento de cerca de 6.000 residentes e turistas. Em seu deslocamento terrestre foi degradado a uma tempestade tropical e, na manhã de sexta-feira, recuperou a força de um furacão.

Publicidade

"Um fortalecimento adicional está previsto até que Grace chegue ao continente, com rápido enfraquecimento à medida que se move em direção às montanhas do centro do México," alertou o NHC.

Leia também

Elementos das Forças Armadas do México estão prontos para proteger os moradores de Veracruz, informou a coordenadora nacional da Proteção Civil, Laura Velázquez.

A nebulosidade de Grace vai impactar as montanhas de Veracruz, o que provocará "escoamento para as bacias hidrológicas e, no sábado ao meio-dia ou antes, teremos algumas enchentes e deslizamentos de terra", alertou nesta sexta-feira em coletiva de imprensa o governador desse estado, Cuitláhuac García.

Méndez acrescentou que Grace poderia tocar o solo "como furacão na parte norte de Hidalgo", vizinho à capital, e depois, como tempestade tropical, atravessará o país e sairá no Pacífico pelo estado de Jalisco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.