Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

G7 condena lançamento de míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte

Atividade militar do país liderado por Kim Jong-un foi classificada de ameaça à paz e à segurança regional e internacional

Internacional|Do R7

Líder norte-coreano Kim Jong-un, antes do teste com um míssil balístico intercontinental
Líder norte-coreano Kim Jong-un, antes do teste com um míssil balístico intercontinental Líder norte-coreano Kim Jong-un, antes do teste com um míssil balístico intercontinental

O G7 condenou "veementemente" nesta sexta-feira (25) o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil balístico intercontinental (ICBM), chamando-o de "violação flagrante" das obrigações de Pyongyang com as Nações Unidas.

"Essas ações imprudentes ameaçam a paz e a segurança regional e internacional, representam um risco perigoso e imprevisível para a aviação civil internacional e a navegação marítima na região e exigem uma resposta unida da comunidade internacional", acrescentaram os chanceleres em comunicado dos ministros dos sete países-membros do G7 e do alto representante da União Europeia.

O líder norte-coreano Kim Jong-un ordenou e supervisionou pessoalmente o lançamento do míssil balístico intercontinental (ICBM) mais poderoso do país, garantindo assim que Pyongyang estava pronta para "um confronto de longo prazo" com os Estados Unidos, informou a agência de notícias estatal nesta sexta-feira.

Uma reunião do Conselho de Segurança será realizada nesta sexta-feira a partir das 19h GMT (16h em Brasília), segundo a ONU e diplomatas.

Publicidade

O míssil, chamado Hwasong-17 — capaz de atingir qualquer parte do território dos Estados Unidos —, caiu na zona econômica exclusiva do Japão.

Leia também

Os signatários do texto pedem à Coreia do Norte "que aceite as repetidas ofertas de diálogo apresentadas por todas as partes interessadas, incluindo os Estados Unidos, a República da Coreia e o Japão", e "que abandone seus programas de armas de destruição em massa e mísseis balísticos de forma completa, verificável e irreversível".

A declaração também pede que "todos os Estados implementem plena e efetivamente todas as medidas restritivas relativas à Coreia do Norte impostas pelo Conselho de Segurança da ONU e tratem o risco de proliferação de armas de destruição em massa como uma prioridade urgente".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.