Governistas e opositores empatam nas eleições legislativas da França
Frente de esquerda e aliança de centro do presidente Emmanuel Macron conquistaram cerca de 25% dos votos cada uma
Internacional|Do R7
No primeiro turno das eleições legislativas da França, neste domingo (12), a frente de esquerda e a aliança de centro do presidente Emmanuel Macron, que não tem maioria parlamentar garantida, conquistaram cerca de 25% dos votos cada uma, segundo as primeiras estimativas.
Essas eleições são cruciais para Macron, reeleito por mais cinco anos em 24 de abril, que precisa de maioria absoluta para poder aplicar sem problemas seu programa de linha liberal, como alterar a idade de aposentadoria de 62 para 65 anos.
A aliança Juntos, de Macron, teria entre 25% e 25,8% dos votos, enquanto a Nova União Popular Ecológica e Social (Nupes) alcançaria 25% a 26,2%, de acordo com institutos de opinião após o fechamento das urnas.
O sistema eleitoral francês dificulta as projeções de resultados. Os eleitores devem escolher o deputado de sua circunscrição, 577 no total, em um sistema uninominal de dois turnos.
Leia também
No entanto, segundo pesquisas de opinião, após a votação de 19 de junho, as forças que apoiam o presidente ganhariam entre 260 e 310 cadeiras, e a Nupes, 150 a 220. A maioria absoluta é de 289 deputados.
A mobilização foi fundamental para o equilíbrio final de forças, especialmente quando os eleitores da esquerda radical e da extrema direita são mais propensos a se abster. A abstenção ficou em pouco mais da metade, apontam estimativas.