Governo Trump já revogou mais de 250 mil vistos por segurança, fraude e ‘turismo de nascimento’
Segundo um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, o ‘visto americano é um privilégio, não um direito’
Internacional|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O Departamento de Estado dos Estados Unidos revogou mais de 250 mil vistos desde a posse de Donald Trump, no âmbito de uma ofensiva do governo para conter a imigração irregular e endurecer os controles de acesso ao país.
Conforme informou a Fox News, os cancelamentos decorrem de diversas infrações, que vão desde o descumprimento das condições do visto até a prática de crimes, fraudes, ameaças à segurança nacional ou incitação à violência.
Entre as autorizações revogadas, a emissora destaca 2.300 relacionadas ao chamado “turismo de nascimento”, uma prática pela qual cidadãs estrangeiras grávidas viajam para os Estados Unidos com o único objetivo de que seus filhos obtenham automaticamente a cidadania ao nascer.
Veja Também
“Sob o mandato do presidente Trump e do secretário (de Estado) Marco Rubio, o Departamento de Estado revogou mais de 250 mil vistos, um marco histórico que reflete nosso compromisso inabalável de proteger o povo americano”, declarou à emissora o porta-voz do Departamento, Tommy Pigott.
“Um visto americano é um privilégio, não um direito, e se os termos desse privilégio forem violados, ele é perdido”, afirmou, ressaltando que cada decisão nessa matéria é “uma decisão de segurança nacional”.
No âmbito dessa estratégia, o governo dos Estados Unidos revogou na terça-feira (29) os vistos de 27 funcionários e ex-funcionários latino-americanos — provenientes da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru —, bem como de seus familiares, por acusações de corrupção.
Além disso, o governo começou a preparar, durante o verão, o cancelamento de até 200 mil vistos de negócios e turismo emitidos entre 2016 e 2026 para cidadãos estrangeiros que posteriormente solicitaram asilo, ao considerar que o sistema está sobrecarregado por pedidos fraudulentos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












