Governos português e americano alertam seus cidadãos a evitarem manifestações no Brasil
Comunicados pedem que sejam evitadas as áreas nas quais podem ocorrer aglomerações
Internacional|Do R7, com Agência Brasil
Em meio ao acirramento dos protestos brasileiros, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal divulgaram orientações para que seus cidadãos no Brasil se mantenham distantes e atentos aos tumultos dos últimos dias.
O comunicado aos norte-americanos que estão em viagem ou morem no país faz um balanço das manifestações e pede que sejam evitadas as áreas nas quais podem ocorrer aglomerações. A nota com o alerta está disponível na página da representação diplomática.
“Cidadãos [norte-]americanos devem evitar os protestos e as áreas onde possam ocorrer grandes aglomerações de pessoas. Mesmo as manifestações ou eventos destinados a serem pacíficos podem se transformar em um confronto e, possivelmente, gerar violência. Incentivamos os cidadãos norte-americanos no Brasil a acompanhar as notícias locais e planejar as suas atividades de acordo com a situação”, diz o texto.
Brasileiros em todo o mundo saem às ruas para apoiar os protestos no Brasil
Manifestações no Brasil são notícia na imprensa internacional nesta sexta-feira (21)
Veja as principais imagens desta sexta-feira (21)
No comunicado, a embaixada menciona uma “possível continuação dos protestos” em várias cidades e cita São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. “Embora a maior parte da atividade nos protestos tenha sido de caráter pacífico, polícia e manifestantes foram feridos em confrontos”, diz o texto.
Portugueses
Diante da escalada do protestos no Brasil, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugaltambém passou a orientar seus cidadãos a ficarem atentos aos tumultos dos últimos dias.
O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse em entrevista, na manhã desta sexta-feira (21), à rádio TSF — emissora ligada ao grupo que edita o jornal Diário de Notícias, de Lisboa — que o governo está atento “à evolução da situação” e que “até ao momento, não há informação de qualquer problema que tenha implicado membros da numerosa comunidade que temos nos Brasil”.
Repórteres Sem Fronteiras protesta por agressão contra jornalistas em manifestações no Brasil
Segundo dado do Observatório da Emigração, há cerca de 138 mil portugueses residentes no Brasil. Além da colônia numerosa, os portugueses estão entre os principais turistas que chegam ao Brasil. Dados do Ministério do Turismo, mostram que mais de 350 mil portugueses estiveram no Brasil biênio 2011-2012, o equivalente a mais de 10% do total de turistas europeus.
Assim como ocorre em outros países da Europa, a opinião pública lusitana acompanha pelos veículos de comunicação e pelas redes sociais as manifestações no Brasil, principalmente os incidentes com violência e as decisões do governo federal, como o cancelamento da viagem da presidenta Dilma Rousseff ao Japão.
Nesta semana, brasileiros residentes em Lisboa fizeram um ato em apoio às manifestações no Brasil. O ato ocorreu oito dias após a visita de Dilma Rousseff a Portugal.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia