Internacional Grécia diz que impediu a passagem de 40.000 imigrantes na fronteira desde janeiro

Grécia diz que impediu a passagem de 40.000 imigrantes na fronteira desde janeiro

A tentativa de entrada ilegal teria acontecido em Evros, no nordeste da Grécia, de imigrantes vindos da Turquia

AFP
Ministro da Proteção Civil, Takis Theodorikakos, em imagem de arquivo

Ministro da Proteção Civil, Takis Theodorikakos, em imagem de arquivo

Costas Baltas/Reuters - 31.08.2021

A Grécia anunciou neste sábado (28) que impediu que cerca de 40.000 imigrantes entrassem ilegalmente no país vindos da Turquia, através da fronteira de Evros, no nordeste grego, desde o início do ano. 

“Nos primeiros quatro meses de 2022, cerca de 40.000 imigrantes tentaram entrar no país ilegalmente e foram repelidos pela polícia de fronteira”, disse o ministro da Proteção Civil, Takis Theodorikakos, à televisão Skai. 

De acordo com Theodorikakos, a Turquia "não pode tolerar o tráfico de pessoas desesperadas, nem ajudá-las" em suas tentativas de cruzar a fronteira.

A Grécia também anunciou na última segunda-feira que havia impedido uma tentativa de travessia do Mar Egeu para a Grécia da Turquia por cerca de 600 pessoas. Esta foi a maior tentativa registrada este ano.

Segundo fonte do Ministério das Migrações, o fluxo de migrantes nos primeiros quatro meses do ano é cerca de 30% superior ao do mesmo período do ano passado. Mais de 3.000 requerentes de asilo chegaram à Grécia este ano, incluindo 1.100 no mês passado, segundo a mesma fonte.

Últimas