Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guardas que vigiavam Epstein teriam dormido e falsificado registro

Segundo denúncia do New York Times, os agentes responsáveis por vigiar o milionário na prisão federal onde ele morreu foram afastados pela direção

Internacional|Da EFE

Epstein foi encontrado morto no último sábado em uma prisão de Nova York
Epstein foi encontrado morto no último sábado em uma prisão de Nova York Epstein foi encontrado morto no último sábado em uma prisão de Nova York

Os dois guardas responsáveis por vigiar a cela do milionário Jeffrey Epstein, encontrado morto no último sábado na penitenciária federal de Nova York onde aguardava ser julgado por uma acusação de manter uma rede de exploração sexual de menores, dormiram durante a madrugada e falsificaram os registros para encobrir o erro.

A denúncia foi feita nesta quarta-feira pelo jornal "The New York Times", que ouviu vários funcionários da prisão com conhecimento do caso. A falsificação dos registros teria sido notado ontem, quando o Departamento de Justiça anunciou que dois agentes seriam suspensos administrativamente e a diretora da prisão transferida.

Leia também: Quem era Jeffrey Epstein, bilionário americano acusado de tráfico sexual de menores encontrado morto na prisão

Epstein, de 66 anos, é acusado de montar uma rede de exploração sexual de menores há mais de uma década. Os guardas deveriam verificar a cela onde ele era mantido a cada 30 minutos, mas dormiram, segundo o "Times", por três horas, modificando os registros para dar a entender que o protocolo havia sido seguido como o previsto.

Publicidade

Leia também

A informação de que os guardas estavam dormindo horas antes de Epstein ser encontrado morto foi confirmada por outros funcionários do Correctional Metropolitan Center ao jornal.

A morte de Epstein está sendo investigada pelo FBI e pelo Departamento de Justiça. O procurador-geral dos EUA, William Barr, já antecipou que houve "irregularidades" na prisão e que os responsáveis serão punidos pelas falhas.

Publicidade

O milionário passou a ser alvo de uma vigilância especial após ser colocado em um protocolo de prevenção de suicídios. Isso ocorreu depois de Epstein ter sido encontrado desacordado em sua cela, com marcas no pescoço, no dia 23 de julho.

Segundo a imprensa americana, os advogados do milionário pediram à direção da prisão que Epstein fosse retirado do protocolo, que além da vigilância especial previa que o acusado compartilhasse cela com outros presos.

Epstein, porém, estava sozinho na hora da morte porque o companheiro de cela havia sido transferido recentemente, o que também representa uma violação do protocolo penal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.