Holanda expulsa quatro russos suspeitos de espionagem
Grupo, que entrou na Holanda com passaportes diplomáticos, pretendia hackear sistemas da Organização para a Prevenção de Armas Químicas
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7
As autoridades holandesas expulsaram, em abril deste ano, quatro russos suspeitos de conspiração e espionagem contra a Opaq (Organização para a Prevenção de Armas Químicas) na cidade de Haia, segundo informações divulgadas pelo serviço de inteligência holandês nesta quinta-feira (4). As informações são da rede de notícias BBC.
Os suspeitos faziam parte de uma operação cibernética da inteligência militar russa e entraram na Holanda com passaportes diplomáticos. A Opaq investiga o envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido e um supostos ataques químicos na Síria. A Rússia nega qualquer envolvimento nos casos.
Leia também
Entre os suspeitos, havia um expert em Tecnologia da Informação e quatro agentes de apoio. Eles haviam alugado um carro e pretendiam hackear os sistemas da Opaq.
As autoridades holandesas informaram que as investigações sobre o grupo foram conduzidas em conjunto com Reino Unido e Estados Unidos.