Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Holanda isola granjas em tentativa de conter surto de gripe aviária

Orientação do governo é que criadores confinem animais, depois que 36 mil aves foram sacrificadas na região central

Internacional|

Funcionários do governo higienizaram granja na província central de Flevoland
Funcionários do governo higienizaram granja na província central de Flevoland Funcionários do governo higienizaram granja na província central de Flevoland

As autoridades sanitárias da Holanda pediram nesta terça-feira (26) que todos os avicultores do país isolem e mantenham seus animais em confinamento, em uma tentativa de deter uma epidemia de gripe aviária altamente contagiosa.

Leia também: Criança consegue se vacinar sem consentimento do pai na Holanda

A decisão foi tomada após a detecção da cepa H5 do vírus da gripe aviária em uma granja na província de Flevoland, na região central do país, segundo informou o Ministério da Agricultura holandês em nota.

"Cerca de 36 mil aves foram sacrificadas na granja para impedir a propagação do vírus", afirma o comunicado emitido pelo ministério.

Publicidade

O órgão também informou que detectou aumento no número de aves silvestres mortas no norte da Holanda e no de pássaros silvestres infectados na Alemanha.

Essa é a segunda epidemia desse tipo registrada na Holanda neste ano após um surto similar em fevereiro, quando se detectou uma infecção em granja de perus no sul.

A Holanda foi o país mais afetado em 2003, quando surgiu uma cepa mortal de gripe aviária H7N7, que matou ao menos uma pessoa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.