Hospitais de Beirute ficam lotados de feridos após megaexplosão
Ministro da Saúde estima em 3.700 o número de pessoas que ficaram feridas após explosão que matou ao menos 73 pessoas nesta terça
Internacional|Do R7, com Reuters
Dezenas de feridos esperavam para receber tratamento médico em um hospital em Beirute na terça-feira (4), depois que uma explosão atingiu o porto da capital libanesa, matando pelo menos 73 pessoas.
"Estávamos em casa, ouvimos o que pareciam fogos de artifício, pensamos que era um contêiner no porto que estava pegando fogo e eles não conseguiram apagá-lo, alguns segundos depois estávamos voando pelo ar", disse Joel Shamoun, enquanto aguardava atendimento médico.
O ministro da Saúde estima em 3.700 o número de pessoas que ficaram feridas após a explosão mais poderosa que atingiu a cidade em anos sacudir o chão, quebrar janelas e causar o colapso de varandas de apartamentos.
Uma fonte de segurança disse que as vítimas foram levadas para atendimento fora da cidade porque os hospitais de Beirute já estão lotados de feridos.
A megaexplosão foi causada por “materiais altamente explosivos” confiscados pelas autoridades, disse o major-general Abbas Ibrahim, da Direção Geral de Segurança do Líbano.
A emissora com sede no Líbano Mayadeen citou o diretor de alfândega do país dizendo que toneladas de nitrato explodiram.
Leia também
Casas de diplomatas brasileiros são atingidas por estilhaços em Beirute
Itamaraty diz que não há notícia de brasileiros mortos em Beirute
Responsáveis vão pagar por explosão, diz Premiê do Líbano
'Sensação foi de tsunami', diz brasileira após explosão em Beirute
'Quase todas as janelas do meu apartamento vieram a baixo', diz brasileiro sobre explosão em Beirute
Um ferido à espera de tratamento disse à Reuters que houve duas explosões. "Ouvimos a primeira explosão, fomos ver o que aconteceu, não tive tempo, não percebi que haveria uma segunda explosão, e o vidro explodiu na minha frente", disse Saraarawi Fareed.
O impacto foi tão grande que residentes de Chipre, uma ilha mediterrânea situada a 180 quilômetros a noroeste de Beirute, ouviram o barulho.