Índia é atingida por 61 mil raios em apenas duas horas; 12 pessoas morreram
Governo do estado de Odisha anunciou compensação de R$ 23,8 mil para cada uma das famílias que perderam parentes
Internacional|Maria Cunha*, do R7
Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas por causa de 61 mil raios que atingiram o estado de Odisha, no leste da Índia, em apenas duas horas.
Áreas ao redor da capital, Bhubaneswar, receberam fortes raios no último sábado (2), que continuaram durante as trovoadas da tarde, segundo a Autoridade de Gestão de Desastres do Estado de Odisha.
De acordo com a agência, pelo menos 36.597 raios nuvem-nuvem — que ocorrem entre duas ou mais nuvens separadas — foram registrados até as 17h, enquanto 25.753 raios nuvem-solo — descarga rápida de carga elétrica para a terra — foram contabilizados.
Oito bovinos também morreram em decorrência dos raios, acrescentou o órgão.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O governo de Odisha anunciou uma compensação de 400 mil rúpias indianas (R$ 23,8 mil) para cada uma das famílias que perderam parentes, informou o jornal The Independent.
As tempestades provavelmente continuarão, disse o Departamento de Meteorologia da Índia (IMD, na sigla em inglês), emitindo um alerta sobre condições climáticas extremas em Odisha até quinta-feira (7).
Leia também
Os raios foram causados devido a uma circulação ciclônica ativa sobre a baía de Bengala, que deverá se intensificar em uma área de baixa pressão nas próximas 24 horas, levando a fortes chuvas no estado.
Embora os raios sejam bastante comuns na parte oriental da Índia durante a estação das monções, o elevado número de relâmpagos em um único dia não tem precedentes.
*Sob supervisão de Pedro Marques
Veja devastação na Índia após ciclone que deixou ao menos dois mortos e milhares de desabrigados