Índia realiza primeiro exercício de defesa civil em mais de 50 anos; entenda
A medida foi adotada pela última vez em 1971, quando o país esteve em guerra com o Paquistão
Internacional|Do R7

A Índia realiza um exercício nacional de defesa civil nesta quarta-feira (7), o primeiro do tipo desde 1971, quando o país entrou em guerra com o Paquistão pela última vez. A medida ocorre poucos dias depois de um ataque em Pahalgam, em Jammu e Caxemira, que deixou 26 mortos, aumentando ainda mais as tensões entre as duas nações.
Os exercícios simulam um cenário de guerra, envolvendo a operacionalização de sirenes de alerta de ataque aéreo para testar sua eficácia e a ativação da linha direta ou dos links de comunicação por rádio com a Força Aérea Indiana. Além disso, é avaliado a preparação e execução dos planos de evacuação.
Leia mais
O objetivo do exercício de segurança também é o treinamento de civis, estudantes e voluntários em aspectos de defesa civil para se protegerem de situações de conflito.
O Ministério do Interior confirmou que todos os estados indianos irão conduzir exercícios ou simulações de defesa civil para verificar o quão bem o país pode “responder a possíveis ameaças”.
O que acontece durante os exercícios?
- Avaliação da eficácia das sirenes de ataque aéreo;
- Treinamento de civis para responder de forma rápida e segura em caso de ataque aéreo;
- Teste das linhas diretas e conexões de rádio entre as autoridades civis e a Força Aérea Indiana;
- Avaliação do desempenho das salas de controle e seus backups;
- Treinamento de pessoas, incluindo estudantes, para se proteger durante ataques por meio de técnicas básicas de defesa civil;
- Exercício de blecaute: os moradores poderão ser solicitados a apagar as luzes para simular as condições de um ataque aéreo;
- Teste de blindagem de infraestruturas críticas, como campos de aviação, refinarias e estações ferroviárias;
- Preparação das equipes de resgate e bombeiros;
- Treinamento prático aos civis sobre como prestar primeiros socorros básicos, manusear equipamentos de combate a incêndio e se abrigar durante emergências.
Durante os exercícios, a população em algumas regiões pode enfrentar falhas em serviços e outros contratempos, como fechamentos temporários de estradas, engarrafamentos, simulações de apagão ou cortes de internet.
Essas interrupções fazem parte dos esforços para simular condições de emergência do mundo real.
Escolas e bancos permanecerão abertos, mas deverão participar das simulações.
Embora os exercícios sejam realizados em todo o país, o governo indiano espera que a vida cotidiana não sofra grandes alterações.













