Influencer é acusado de explorar tribo isolada na Indonésia para ganhar views no TikTok; entenda
Dara Tah tentou contato com tribo em Papua, na Indonésia; episódio recebeu críticas por exploração de comunidade isolada
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um influenciador irlandês, chamado Dara Tah, está sendo alvo de críticas após publicar um vídeo no TikTok em que tenta contato com uma tribo isolada em Papua, província da Indonésia, na metade ocidental da ilha da Nova Guiné.
Leia mais
O vídeo, que acumula mais de 18 milhões de visualizações, mostra Tah e um grupo de turistas em um barco de madeira se aproximando da margem de um rio, onde membros da tribo apontam arcos e flechas na direção deles.
No vídeo, Tah, acompanhado por um guia local chamado Demi, tenta oferecer sal como um gesto de paz. Um dos membros da tribo, vestindo uma tanga de folhas, prova o sal, mas depois cospe e ergue o arco novamente.
“Meu Deus, parece que ele não gosta disso”, diz Tah, visivelmente nervoso. O guia alerta: “Temos que nos mover. Não somos bem-vindos. É muito perigoso”. O grupo então se afasta da margem (veja abaixo).
Tah, que tem 828 mil inscritos no YouTube e 723 mil seguidores no TikTok, é conhecido por realizar façanhas perigosas, como passar 48h em um complexo de mísseis nucleares desativado nos Estados Unidos.
No entanto, a tentativa de interação com a tribo gerou forte reação negativa nas redes sociais. Internautas acusaram Tah de explorar a comunidade isolada para ganhar visualizações. “Deixe-os em paz, eles não estão incomodando você”, escreveu uma pessoa.
“Você invadiu a terra deles em busca de conteúdo e os chamou de assustadores?”, indagou outra. Uma terceira disse: “Eles não são canibais [como o influenciador sugere na publicação], são apenas pessoas vivendo uma vida pacífica”.
Segundo o jornal britânico The Sun, Papua abriga mais de 250 tribos com línguas e culturas próprias, muitas das quais permanecem hostis a estrangeiros. O contato com essas comunidades pode representar riscos de conflitos e até expor os indígenas a doenças para as quais não têm imunidade.
Perguntas e Respostas
Quem é Dara Tah e por que ele está sendo criticado?
Dara Tah é um influenciador irlandês que está sendo alvo de críticas após publicar um vídeo no TikTok em que tenta contato com uma tribo isolada em Papua, na Indonésia. O vídeo, que já acumula mais de 18 milhões de visualizações, mostra Tah e um grupo de turistas se aproximando da margem de um rio, onde membros da tribo apontam arcos e flechas na direção deles.
O que aconteceu no vídeo publicado por Dara Tah?
No vídeo, Dara Tah, acompanhado por um guia local chamado Demi, tenta oferecer sal como um gesto de paz. Um dos membros da tribo, vestindo uma tanga de folhas, prova o sal, mas depois cospe e ergue o arco novamente. Tah, visivelmente nervoso, comenta sobre a reação do membro da tribo, enquanto o guia alerta que eles não são bem-vindos e que a situação é perigosa.
Qual foi a reação do público ao vídeo?
A tentativa de interação de Tah com a tribo gerou uma forte reação negativa nas redes sociais. Internautas acusaram o influenciador de explorar a comunidade isolada para ganhar visualizações. Comentários como "Deixe-os em paz, eles não estão incomodando você" e "Você invadiu a terra deles em busca de conteúdo e os chamou de assustadores?" foram alguns dos que surgiram nas redes sociais.
Quantas tribos existem em Papua e qual é a situação delas?
Segundo o jornal britânico The Sun, Papua abriga mais de 250 tribos com línguas e culturas próprias, muitas das quais permanecem hostis a estrangeiros. O contato com essas comunidades pode representar riscos de conflitos e expor os indígenas a doenças para as quais não têm imunidade.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
