Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã condena mais três pessoas à morte por relação com protestos

Número de condenados à pena capital chega a 17, e quatro execuções já foram realizadas pelo governo iraniano

Internacional|

Governo do Irã condena à morte participantes de protestos pelo país
Governo do Irã condena à morte participantes de protestos pelo país Governo do Irã condena à morte participantes de protestos pelo país

A Justiça iraniana condenou mais três pessoas à morte por envolvimento nos protestos pela morte da jovem curdo-iraniana Mahsa Amini, sob custódia policial — anunciou a agência de notícias do Poder Judiciário, a Mizan Online, nesta segunda-feira (9).

Segundo a Mizan Online, Saleh Mirhashemi, Majid Kazemi e Saeed Yaghoubi foram acusados de estar envolvidos na morte de três membros das forças de segurança durante as manifestações. Eles foram considerados culpados de "moharabeh" ("guerra contra Deus"), disse a Mizan Online.

No mesmo processo, outras duas pessoas foram condenadas a penas de prisão pela morte de três membros das forças de segurança na província de Isfahan, na região central do Irã, em 16 de novembro de 2022, acrescentou a mesma fonte.

Entre eles, está o jogador de futebol Amir Nasr-Azadani, de 26 anos, que joga no time local.

Publicidade

Todas as sentenças anunciadas nesta segunda-feira podem ser objeto de recurso perante o Supremo Tribunal, acrescentou a Mizan Online.

Com isso, chega a 17 o número de condenados à pena capital em relação às multitudinárias manifestações no país, conforme contagem feita pela AFP com base em comunicados oficiais.

Publicidade

Leia também

Quatro foram executados, e dois tiveram suas sentenças confirmadas pela Suprema Corte. Os demais aguardam julgamento, ou ainda podem recorrer.

As autoridades classificaram os protestos como "distúrbios", afirmando que são estimulados por países e organizações hostis ao Irã.

Irã: entenda qual o papel e como age a polícia da moral

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.