Logo R7.com
RecordPlus

Irã diz que EUA estão ‘presos no pântano que criaram’ e que estreito de Ormuz segue fechado

Porta-voz iraniano afirmou que Teerã não permitirá que americanos ‘determinem o momento da paz e da guerra’

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Irã afirma que os EUA estão "presos no pântano que criaram" após cinco meses de conflito.
  • Teerã não permitirá que os EUA determinem o momento da paz e da guerra.
  • O porta-voz iraniano alerta países da região a não cooperarem com os EUA em ações contra o Irã.
  • O estreito de Ormuz permanece fechado, apesar de negociações positivas entre Irã e Omã.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Porta-voz iraniano comentou a participação de países da região contra o país Majid Asgaripour/Reuters - 05.04.2026

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, afirmou que Teerã não permitirá que os Estados Unidos “determinem o momento da paz e da guerra” e que, após cinco meses de conflito, os americanos estão “presos no pântano que eles mesmos criaram”.

“Defenderemos nossos interesses sempre que isso exigir e, sempre que sentirmos necessidade de usar a diplomacia, certamente a utilizaremos”, disse ele, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (27).


O representante iraniano também comentou a participação de países da região na agressão contra o Irã e alertou que isso “não pode ser ignorado”.

Veja Também

“Esperamos que esses países não continuem cooperando com os EUA em ações contra o Irã”, afirmou.


Trégua entre Teerã e Washington

As declarações de Baghaei ocorrem em meio a uma trégua nos ataques entre Teerã e Washington. Não foram registrados ataques dos EUA neste fim de semana, após 13 dias consecutivos de intensos bombardeios no estreito de Ormuz, e um alto funcionário iraniano disse que o país interromperá as ofensivas enquanto os EUA mantiverem a pausa.

Sobre o estreito de Ormuz, Baghaei afirmou que as negociações entre Irã e Omã sobre a gestão da importante rota marítima têm sido positivas e que continuarão, sem dar mais detalhes. Ainda assim, ele disse que a situação em Ormuz não mudou e que o estreito permanece fechado.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.