Irã pede a Iraque medidas para que tropas dos EUA saiam do país
Líder iraniano denunciou que em 'qualquer país onde os EUA mantiveram presença militar, o processo de expulsão foi complicado e problemático'
Internacional|Da EFE
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, pediu ao primeiro-ministro do Iraque, Adil Abdel-Mahdi, para tomar medidas para que as tropas americanas enviadas a esse país abandonem "o mais rápido possível" seu território.
Segundo informou a imprensa governista iraniana, neste domingo (7), Khamenei denunciou que em "qualquer país onde os EUA mantiveram uma presença militar duradoura, o processo de expulsão foi mais complicado e problemático".
Leia também
"Devem tomar as medidas necessárias para que os EUA retirem as suas tropas do Iraque o mais rápido possível", ressaltou o líder iraniano na sua reunião de sábado à noite com Abdel-Mahdi, que faz uma visita oficial de dois dias ao Irã.
O assunto das tropas americanas criou controvérsia no Irã há dois meses depois que o presidente americano, Donald Trump, comentou que seu país conta com uma base militar no Iraque para vigiar o Irã.
O primeiro-ministro iraquiano asseverou em fevereiro que "não há bases militares americanos" e que o Iraque é independente em sua tomada de decisões.