Logo R7.com
RecordPlus

Irã proíbe importação de todos os produtos feitos na Arábia Saudita, diz agência Isna

Diplomatas iranianos deixaram o território saudita na quarta-feira (6), após o corte das relações  

Internacional|Do R7

  • Google News
Iranianos protestaram contra a execução do líder xiita Riade na Arábia Saudita
Iranianos protestaram contra a execução do líder xiita Riade na Arábia Saudita

O governo do Irã proibiu nesta quinta-feira (7) todas as importações de produtos feitos na Arábia Saudita, disse a agência de notícias iraniana Isna.

A decisão foi tomada em uma reunião de gabinete comandada pelo presidente Hassan Rouhani, segundo a agência.


Diplomatas iranianos deixaram a Arábia Saudita 

Os diplomatas iranianos deixaram na quarta-feira (6) a Arábia Saudita, após a ruptura das relações anunciada por Riade na sequência dos ataques às suas missões na República Islâmica.


O pessoal da embaixada iraniana em Riade e os funcionários do consulado na cidade de Jeddah abandonaram o país “a bordo de um avião privado iraniano”, informou a agência oficial SPA.

Irã acusa Arábia Saudita de bombardear sua embaixada no Iêmen


Guerra entre Irã e Arábia Saudita seria “nitroglicerina pura” no Oriente Médio, diz especialista

Entenda as diferenças e divergências entre sunitas e xiitas


A televisão oficial iraniana IRBI confirmou a chegada do pessoal diplomático a Teerã, ao divulgar imagens do avião após a aterrissagem no Aeroporto Mehrabad, em Teerã. O avião transportou 54 diplomatas iranianos e as suas famílias.

As autoridades da Arábia Saudita cortaram as relações diplomáticas e as ligações aéreas com Teerã após uma multidão em fúria ter incendiado parte do edifício da sua embaixada na capital iraniana e o seu consulado em Mashhad.

Os protestos do fim de semana foram uma resposta à execução por Riade do chefe religioso xiita Nimr al Nimr. Em declarações à televisão oficial, o embaixador iraniano na Arábia Saudita, Hossein Sadeghi, considerou natural o repúdio pela execução de Nimr, mas criticou a resposta, em uma referência aos ataques às representações diplomáticas sauditas.

“Apesar de os protestos serem um direito da sociedade civil, um assalto a uma embaixada e o desrespeito pelos compromissos podem prejudicar a imagem da República Islâmica”, disse.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.