‘Irã representa uma ameaça existencial’, aponta consulado de Israel em São Paulo
Após ofensiva com mísseis, governo israelense diz ter iniciado operação contra infraestrutura militar e atômica iraniana
Internacional|Do R7, em Brasília

O Consulado de Israel em São Paulo divulgou neste sábado (14) uma nota oficial em que classifica o Irã como uma “ameaça existencial dupla” e afirma ter lançado uma operação para conter riscos diretos à sua segurança.
A ação militar atingiu cerca de 100 alvos estratégicos no território iraniano, incluindo centros militares, nucleares e posições sensíveis em Teerã.
Segundo o documento, a ofensiva ocorreu após o lançamento de 175 mísseis balísticos por parte do Irã contra cidades israelenses, resultando em três mortes e mais de 160 feridos.
“Enquanto o Irã alveja indiscriminadamente civis, Israel concentra seus esforços exclusivamente em alvos militares e nucleares estratégicos”, afirma a nota.
O governo israelense justifica a ação como resposta a um plano em curso de Teerã para ampliar seu arsenal balístico e nuclear.
“A República Islâmica do Irã representa uma ameaça existencial dupla: por meio de seu avançado programa nuclear e da crescente capacidade de mísseis balísticos.”
Ataque israelense em Teerã
O conflito entre Israel e Irã ganhou novo capítulo com o ataque israelense a instalações nucleares iranianas. A ofensiva ocorreu na madrugada de sexta-feira (13), no horário local
Divulgação/Mostafa Meraji/Unsplash
Denúncias contra enriquecimento de urânio
Segundo Israel, o regime iraniano vem acelerando o enriquecimento de urânio e produzindo armamentos capazes de alcançar não só Israel, mas também a Europa.
A operação militar israelense, de acordo com o comunicado, eliminou líderes do programa nuclear e neutralizou mísseis de longo alcance.
Israel ainda declarou que esgotou as vias diplomáticas ao longo dos últimos anos e que agiu para proteger sua população e conter uma escalada regional.
“A operação visa impedir qualquer tentativa de invasão terrestre e danificar as capacidades ofensivas do regime iraniano”, conclui o texto.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














