Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Iraque ataca Estado Islâmico em Mosul dias após declarar vitória

Combatentes do grupo radical ainda tentam recuperar terreno perdido na região

Internacional|

A cidade de Mosul ficou completamente destruída após série de batalhas na região
A cidade de Mosul ficou completamente destruída após série de batalhas na região A cidade de Mosul ficou completamente destruída após série de batalhas na região

Forças iraquianas enfrentaram combatentes do Estado Islâmico que resistiam na Cidade Velha de Mosul nesta quarta-feira (12), mais de 36 horas depois de o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, ter declarado vitória sobre os militantes na capital de facto de seu califado autoproclamado.

O anúncio de Abadi marcou a maior derrota para o grupo radical sunita desde que seus militantes dominaram o norte do Iraque há três anos, mas partes de Mosul continuam inseguras e a cidade foi fortemente danificada pelos nove meses de extenuante combate urbano.

Cerca de 900 mil pessoas fugiram do combate, com mais de um terço morando em campos do lado de fora da cidade e o resto vivendo com familiares e amigos em outros bairros. As atividades retornaram rapidamente para Mosul e trabalhos para restaurar casas e infraestruturas já estão em andamento.

Entretanto, forças do Iraque trocaram tiros com militantes em seu reduto final pouco antes de meia-noite e até a manhã, disseram dois moradores que vivem do outro lado do Rio Tigre à Reuters.

Publicidade

Helicópteros do Exército bombardearam a Cidade Velha, embora não tenha ficado claro se foram explosões controladas ou bombas desencadeadas pelo Estado Islâmico, disseram os moradores por telefone.

"Nós ainda vivemos em uma atmosfera de guerra apesar do anúncio de vitória há dois dias", disse Fahd Ghanim, de 45 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.