Irlanda celebra acordo e início de nova relação com Reino Unido
Primeiro-ministro Micheál Martin enalteceu o trabalho da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen para a conclusão do acordo
Internacional|Do R7
O primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, comemorou nesta quinta-feira (24) o acordo entre Reino Unido e União Europeia (UE) sobre a relação comercial entre ambos pós-Brexit, após "quatro longos anos de negociações".
No Twitter, Martin enalteceu o trabalho desempenhado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o negociador-chefe do bloco, Michel Barnier, para a conclusão do histórico pacto.
Brexit: Reino Unido e União Europeia fecham acordo comercial
"Vamos sentir saudades do Reino Unido na UE, mas o fato de já termos um acordo significa que agora podemos nos concentrar em como administraremos uma boa relação nos próximos anos", escreveu o chefe de governo irlandês.
O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, também celebrou que a saída do país vizinho ocorrerá de maneira ordenada, graças a "quatro anos" de esforços que resultaram em um acordo que "protege a Irlanda e a União Europeia".
TV britânica usa 'deepfake' e cria discurso alternativo de Natal da rainha Elizabeth
O chefe da diplomacia irlandesa destacou que o pacto garante que não voltará a haver uma "fronteira dura" entre Irlanda e Irlanda do Norte, uma das exigências do país durante todo o processo, pois o Brexit ameaçava sua invisibilidade, fundamental para a economia da ilha e o processo de paz.
Embora nem todos os detalhes do acordo - de mais de 2 mil páginas - estejam claros, Coveney confirmou que "o mercado único está a salvo", assim como "a posição da Irlanda" dentro desse espaço econômico.