Guerra Israel x Hamas

Internacional Israel ataca posições no sul do Líbano em retaliação a ataques do Hezbollah

Israel ataca posições no sul do Líbano em retaliação a ataques do Hezbollah

Grupo terrorista lançou mísseis contra cidades israelenses localizadas ao norte do país

  • Internacional | Do R7

Hezbollah tentou atacar Israel com mísseis na sexta-feira (27); foguetes foram interceptados

Hezbollah tentou atacar Israel com mísseis na sexta-feira (27); foguetes foram interceptados

FADEL SENNA/AFP - 27/10/2023

Israel atacou alvos no sul do Líbano após o grupo terrorista Hezbollah lançar uma saraivada de foguetes contra comunidades do norte israelense no sábado (28).

Os ataques generalizados na fronteira norte de Israel ocorreram após vários dias de relativa calma e incluíram foguetes lançados contra Margaliot, Misgav Am e contra a cidade beduína de Arab el-Aramsha. Três lançamentos do Líbano em direção a Israel foram detectados e acabaram caindo em áreas abertas.

Após o massacre de 7 de outubro pelo Hamas, o Hezbollah aumentou seus ataques ao norte de Israel. Mais de 40 comunidades e a cidade de Kiryat Shmona foram evacuadas.

Na sexta-feira, terroristas do Hezbollah tentaram lançar foguetes em território israelense, disseram as FDI (Forças de Defesa de Israel). “Os foguetes caíram na Síria. Durante a noite, em resposta, um jato de combate das FAI (Forças Aéreas de Israel) atacou a infraestrutura militar do Hezbollah no Líbano.”

Arte R7

Em resposta aos lançamentos no último dia, as FDI atacaram alvos militares da organização terrorista Hezbollah em território libanês na noite de sábado.

Em geral, Israel responde proporcionalmente a cada ataque no norte. Estimativas em várias mídias estrangeiras e fontes de redes sociais dizem que mais de 40 membros do Hezbollah foram mortos em contra-ataques nas últimas três semanas.

Míssil interceptado

No sábado, as FDI interceptaram mísseis terra–ar disparados do Líbano contra um veículo blindado israelense. Em seguida, uma célula terrorista disparou mísseis antitanque em direção a Hanita, uma comunidade nas colinas de frente para o Líbano na fronteira. Não fica longe do Mediterrâneo nem de Shlomi, nem de outras comunidades perto de Nahariya. Um drone das FDI respondeu ao ataque.

Mais tarde, houve mísseis antitanques e morteiros lançados a partir do Líbano. Depois, ocorreram mais ataques perto de Zarit, na fronteira. Ao anoitecer, sirenes soaram na cidade de Shtula, que também está localizada nas colinas altas, que têm vista para o Líbano.

Houve inúmeros ataques a Shtula desde 7 de outubro, incluindo um míssil antitanque que atingiu um veículo, matando uma pessoa e ferindo outras durante a primeira semana de guerra. Israel realizou retaliações usando tanques, artilharia e aeronaves.

Gaza é campo de batalha terrestre: as fotos mais marcantes da guerra de Israel contra o Hamas

Últimas