Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Japão abaterá 10 milhões de frangos para limitar avanço de gripe aviária

Números de animais sacrificados superou a marca de 2020/2021, faltando quatro meses para o final da temporada da doença

Internacional|Do R7

Gripe aviária deve se espalhar também pela América do Sul
Gripe aviária deve se espalhar também pela América do Sul

Um funcionário do Ministério da Agricultura do Japão disse nesta terça-feira (10) que o país planeja abater mais de 10 milhões de frangos por causa da disseminação da gripe aviária, um recorde para o pico da temporada de infecções que vai de outubro a maio.

Com o último caso de gripe aviária detectado em uma granja em Miyazaki, no sudoeste do Japão, na terça-feira, o número total de frangos a serem abatidos na temporada de 2022/2023 atingiu 10 milhões, superando os 9,8 milhões na temporada de novembro de 2020/2021 a março de 2021.

O número de surtos chegou a 57, superando o recorde da temporada de 2020/2021 de 52.

"A gripe aviária está se espalhando pelo mundo, incluindo Europa e Estados Unidos, e a quantidade de vírus que chega ao Japão com aves migratórias foi alta nesta temporada", disse o funcionário.


Na segunda-feira (9), feriado no Japão, o ministro da Agricultura, Tetsuro Nomura, emitiu um comunicado sobre o alto número de aves abatidas que pediu aos produtores que fiquem "em alerta máximo" e implementem medidas para prevenir o surto e a propagação da doença.

“Surtos em aves selvagens foram confirmados com mais frequência do que o normal, e especialistas alertaram que a concentração do vírus no meio ambiente é muito alta em todo o país”, disse ele.


Um número recorde de galinhas, perus e outras aves morreram em surtos nos Estados Unidos e na Europa, e o vírus está se espalhando na América do Sul, África e Ásia.

O vírus pode ser transmitido para humanos em contato com aves, mas especialistas dizem que o risco à saúde humana é baixo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.