Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Joe Biden anuncia sanções contra operadora de gasoduto russo

Nord Stream 2, que teve obras concluídas em 2021, foi projetado para levar gás da Rússia até o norte da Alemanha

Internacional|Lucas Ferreira, do R7

Presidente Joe Biden instaurou sanções contra bancos e instituições russas
Presidente Joe Biden instaurou sanções contra bancos e instituições russas Presidente Joe Biden instaurou sanções contra bancos e instituições russas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (23) que a Nord Stream 2 AG, responsável pela operação do gasoduto Nord Stream 2, será alvo de sanções em mais uma ação contra a economia e apoiadores do presidente russo Vladimir Putin.

"Orientei minha administração a impor sanções ao Nord Stream 2 AG e seus diretores corporativos. Essas medidas são outra parte de nossa parcela inicial de sanções em resposta às ações da Rússia na Ucrânia”, disse Biden por meio de comunicado divulgado pela Casa Branca.

O Nord Stream 2, concluído em setembro de 2021 após investimentos de cerca de R$ 53 bilhões, foi projetado para levar o gás russo ao norte da Alemanha. A criticada obra entre os dois países funciona agora como moeda de troca na atual conjuntura internacional.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, vem usando o gasoduto para frear as ações de Putin no leste europeu. A mesma estratégia é usada por Biden, que se mostrou muito próximo ao premiê alemão nos primeiros meses do primeiro governo após a era Merkel.

Publicidade

“A Alemanha tem sido líder nesse esforço [com a Rússia], e coordenamos de perto nossos esforços para interromper o oleoduto Nord Stream 2 se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia”, explica Biden.

O mandatário americano, que instaurou na última terça-feira (22) sanções contra bancos e instituições estatais russas, ressaltou que as ações contra os envolvidos no Nord Stream 2 são de responsabilidade de Putin. O presidente da Rússia reconheceu as regiões separatistas ucranianas Donetsk e Lugansk como repúblicas independentes.

“Por meio de suas ações, o presidente Putin forneceu ao mundo um incentivo esmagador para se afastar do gás russo e de outras formas de energia”, conclui Biden.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.