Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jornalista que protestou contra a guerra fugiu da Rússia, diz advogado

Marina Ovsyannikova ganhou notoriedade ao exibir cartaz ao vivo em TV estatal em que criticava invasão russa da Ucrânia

Internacional|Do R7

Marina Ovsyannikova, que aparece atrás da apresentadora na imagem, protestou contra a invasão russa
Marina Ovsyannikova, que aparece atrás da apresentadora na imagem, protestou contra a invasão russa Marina Ovsyannikova, que aparece atrás da apresentadora na imagem, protestou contra a invasão russa

A jornalista russa Marina Ovsyannikova, que protestou contra a repressão na Ucrânia ao vivo na televisão, fugiu da Rússia com sua filha, disse seu advogado à AFP nesta segunda-feira (17).

"Ovsyannikova e sua filha deixaram a Rússia poucas horas depois de saírem do local onde estavam em prisão domiciliar. Elas estão agora na Europa. Estão bem. Elas estão esperando até que possam falar publicamente, mas por enquanto isso não é certo", disse o advogado da jornalista, Dmitri Zakhvatov.

Esse anúncio ocorre duas semanas depois que as autoridades russas a puseram em uma lista de procurados, sugerindo que a repórter estava foragida.

A repórter ganhou notoriedade em março, quando apareceu no noticiário do canal pró-Kremlin Canal Um, com uma faixa em que denunciava a ofensiva na Ucrânia.

Publicidade

Depois de trabalhar no exterior por vários meses, principalmente para o jornal alemão Die Welt, ela anunciou no início de julho que havia retornado à Rússia.

Ovsyannikova, 44 anos, foi posta em prisão domiciliar depois de protestar perto do Kremlin em meados de julho segurando uma faixa que dizia "Putin é um assassino. Seus soldados são fascistas".

Publicidade

A jornalista é acusada de ter divulgado informações que as autoridades consideram falsas sobre o Exército, o que pode ser punido com dez anos de prisão.

O advogado dela já havia informado à AFP que Ovsyannikova estava na lista de procurados por ter evadido a prisão domiciliar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.