Jovem de 19 anos é apontado como autor do tiroteio na Califórnia
Rapaz postou foto em festival gastronômico antes de iniciar ataque e chamou frequentadores de 'hordas de mestiços e brancos estúpidos do Vale do Silício'
Internacional|Da EFE
O autor do tiroteio de domingo em um festival gastronômico ao ar livre em Gilroy, na Califórnia (Estados Unidos), foi um jovem de 19 anos, informou nesta segunda-feira (29) a imprensa americana, citando fontes da investigação. O ataque terminou com quatro mortos - incluindo o atirador, que foi morto pela polícia.
O suspeito foi identificado como Santino William Legan, morador de Gilroy e que publicou imagens do Festival do Alho (Gilroy Garlic Festival) instantes antes de iniciar o ataque.
Em duas postagens no Instagram, na qual se define como italiano e iraniano, Legan fez críticas ao festival por vender produtos "a preços excessivos" e se referiu ao público como "hordas de mestiços e brancos estúpidos do Vale do Silício".
Leia também
Além dos quatro mortos, outras 12 pessoas ficaram feridas no ataque (inicialmente, a polícia informou que foram 15).
Legan conseguiu entrar no local do festival - para ter acesso era preciso passar por um detector de metais - cortando uma cerca protetora na tarde de domingo e atirou de forma indiscriminada com um fuzil.
Por enquanto, apenas dois dos mortos tiveram a identidade revelada: o próprio autor dos tiros e uma criança de origem latina de seis anos, cujo assassinato foi confirmado pelo pai, Alberto Romero, à emissora local afiliada à rede de televisão NBC.
Em entrevista coletiva no domingo à noite (28), o chefe da polícia de Gilroy, Scott Smithee, disse que os agentes responderam "em menos de um minuto" após os primeiros disparos e conseguiram abater o principal suspeito, embora várias testemunhas tenham dito à polícia que o ataque pode ter tido a participação de uma segunda pessoa.