Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Líderes de Burkina Faso firmam acordo que inclui governo de transição e eleições

Ainda não houve, porém, nomeação de líder para o Executivo

Internacional|Da Agência Brasil

Blaise Compaoré renunciou após 27 anos no poder
Blaise Compaoré renunciou após 27 anos no poder

Dirigentes dos partidos políticos de Burkina Faso chegaram, na madrugada de hoje (6), a acordo sobre a formação de um governo de transição e a realização de eleições em novembro de 2015, de acordo com nota divulgada ao fim de uma reunião.

Durante o encontro, no entanto, na capital Ouagadougou, ninguém foi nomeado para liderar o Executivo. Entre os pontos acertados está o de que o escolhido não deve permanecer no poder mais de um ano.

O acordo foi firmado pelos presidentes de Gana, do Senegal e da Nigéria — John Dramani Mahama, Macky Sall e Goodluck Jonathan, respectivamente — mediadores da Comissão da Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (Cedeao).

Os dirigentes sociais e políticos adotaram o consenso depois da demissão do presidente Blaise Compaoré na semana passada, ao fim de 27 anos no poder, forçada por massivos e violentos protestos nas ruas.


No sábado (1º), o Exército proclamou como chefe de Estado o tenente-coronel Isaac Zida, que ordenou a atuação de um destacamento militar para reprimir os protestos civis na capital e assumiu o controle da televisão pública.

O golpe de Estado do Exército foi visto com receio pela comunidade internacional desde o início, com condenação expressa das Nações Unidas, da União Africana e da Cedeao.


A União Africana deu, na segunda-feira (3), prazo de duas semanas ao Exército de Burkina Faso para repor a constitucionalidade no país e instaurar um governo de transição, liderado por civis, sob pena de enfrentar sanções.

ONU pede a militares que passem poder a civis em Burkina Faso

Exército entra em acordo e coronel Zida liderará transição em Burkina Fasso

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.