Lisboa reabre comércio mesmo sendo foco da covid-19 em Portugal
Reabertura acontece em dia que, dos 346 novos casos de infecção no país, 300 se referem à região onde está inserida a capital portuguesa
Internacional|Da EFE
A região de Lisboa e Vale do Tejo, em Portugal, teve nesta segunda-feira (15) a reabertura de shoppings, embora siga sendo o principal foco de propagação no país da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.
No restante do país, em 1º de junho, houve início da terceira fase de desconfinamento e retomada das atividades econômicas e sociais. Lisboa, no entanto, ficou fora da nova etapa até hoje.
A reabertura acontece em dia que, dos 346 novos casos de infecção no país, 300 se referem à região onde está inserida a capital portuguesa.
Leia também
No total, desde o início da pandemia da covid-19, Lisboa e Vale do Tejo contabilizada 15.128 casos, sendo que em todo território são 37.036.
De acordo com os dados oficiais, a maior parte dos surtos locais de contágio foram registrados na periferia da capital, em bairros operários. Nessas regiões, foi aumentada a capacidade de rastreamento dos casos e de realização de testes de diagnóstico.
Hoje, em entrevista coletiva, contudo, o primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, garantiu que a pandemia não está descontrolada em Lisboa.
"Não há mais crescimentos, há mais casos conhecidos" disse o chefe de governo, se referindo ao fato do país estar fazendo grande número de testes.
Fotos pelo mundo: a incrível onda de gafanhotos e os protestos na Europa