Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lixo espacial: Índia confirma que objeto cilíndrico misterioso achado na Austrália pertencia a foguete

Falta de informações concretas provocou até a sugestão de que se tratava de destroços de voo da Malaysia Airlines desaparecido

Internacional|Do R7

Objeto misterioso assombrou os australianos
Objeto misterioso assombrou os australianos Objeto misterioso assombrou os australianos

A Índia confirmou que o objeto cilíndrico misterioso, de 2 metros de altura e cabos enrolados em uma das extremidades, que apareceu em uma praia a 250 km de Perth, na Austrália, se trata de um destroço de um foguete que ela própria lançou.

A peça gigante de metal, localizada na praia Green Head em meados de julho, provocou uma série de especulações na internet, incluindo a possibilidade de ser uma parte do avião que fazia o voo MH370, da Malaysia Airlines, e desapareceu no oceano Índico.

O porta-voz da agência espacial indiana, Sudhir Kumar, afirmou à rede britânica BBC que a peça fazia parte de um dos PSLV (Veículos Lançadores de Satélites Polares, na sigla em inglês). O especialista informou ainda que deixaria a cargo das autoridades da Austrália o que fazer com o objeto, sem dar mais detalhes.

A declaração ocorreu no mesmo dia em que a Agência Espacial da Austrália descobriu a origem do objeto. "Concluímos que o objeto localizado numa praia perto da baía Jurien, no oeste da Austrália, está associado a detritos do terceiro estágio do PSLV. O PSLV é um veículo de lançamento de porte médio operado pela Agência Espacial Indiana", foi dito no perfil oficial do Twitter.

Publicidade

Os australianos continuaram: "Os destroços permanecem armazenados, e a Agência Espacial Australiana está trabalhando com a ISRO [sigla para a agência espacial indiana], que fornecerá mais confirmações para determinar os próximos passos, incluindo a consideração das obrigações sob os tratados espaciais das Nações Unidas".

"Se a comunidade detectar mais detritos suspeitos, ela deve denunciá-los às autoridades locais e notificar a Agência Espacial Australiana via space.monitoring@space.gov.au. A Agência Espacial Australiana está comprometida com a sustentabilidade de longo prazo das atividades espaciais, incluindo a mitigação de detritos, e continua a destacar isso no cenário internacional", encerrou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.