Maior rede de hot pot da China indeniza 4.000 clientes após adolescentes urinarem em caldo
Rede chinesa diz que vai oferecer reembolso e compensação dez vezes maior que o valor pago por refeições em filial afetada, em Xangai
Internacional|Do R7

A maior rede de hot pot da China, Haidilao, anunciou nesta quarta-feira (12) que irá indenizar mais de quatro mil clientes que frequentaram uma de suas filiais em Xangai após dois adolescentes urinarem em um caldo na unidade.
Segundo um comunicado divulgado pela empresa, o episódio ocorreu em uma sala privada da filial em 24 de fevereiro, mas só foi descoberto pela gerência do estabelecimento dias depois, quando um vídeo começou a viralizar nas redes sociais.
Leia mais
De acordo com a BBC, o vídeo mostra duas pessoas, que estavam embriagadas, segundo a empresa, urinando em uma panela de caldo enquanto jantavam. A polícia de Xangai deteve os adolescentes, ambos de 17 anos, logo após o ocorrido.
A companhia, cuja sede fica em Jianyang, na província de Sichuan, disse que levou o caso à polícia local e que abriu uma ação civil contra os adolescentes envolvidos na segunda-feira (10).
A empresa afirmou que não há indícios de que o caldo contaminado tenha sido consumido por clientes, mas reconheceu a gravidade da situação. No comunicado, a rede pediu desculpas e informou que substituiu todos os equipamentos de hot pot e utensílios da filial e realizou uma desinfecção completa no local.
“Entendemos que o sofrimento causado aos nossos clientes por este incidente não pode ser totalmente compensado, mas faremos o máximo para assumir a responsabilidade”, diz o texto.
Como parte da compensação, os clientes que visitaram o restaurante entre 24 de fevereiro e 8 de março receberão reembolso total das refeições e uma indenização em dinheiro equivalente a dez vezes o valor pago.
Segundo a Haidilao, a equipe de serviço não conseguiu impedir o ato dos adolescentes, e a demora para localizar o incidente foi atribuída à falta de treinamento adequado.