Mais de 55 mil pessoas morreram por causa de terremotos nos últimos 5 anos
Terremotos de grande magnitude, como o que atingiu o Marrocos, são raros, mas costumam causar muita destruição
Internacional|Do R7
Terremotos de grande magnitude, como o que atingiu o Marrocos e até agora deixou 2.012 mortos, costumam causar milhares de mortes. Contando as vítimas em território marroquino, mais de 55 mil pessoas morreram por causa de tremores de terra, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O terremoto mais letal dos últimos anos aconteceu em fevereiro deste ano, quando mais de 47 mil pessoas morreram por causa de um abalo sísmico na Turquia e na Síria. A Turquia teve o maior número de vítimas, pouco mais de 41 mil, enquanto a Síria registrou quase 6 mil mortes.
Em junho de 2022, um abalo de 6,2 de magnitude deixou cerca de 1.200 mortos e 3.000 feridos no Afeganistão. A região costuma ser bastante afetada por tremores: em 23 de janeiro de 2021, um abalo atingiu a região de Paktika, no leste do país, matando mais de 2.800 pessoas e ferindo outras 10 mil.
Já em 28 de setembro de 2018, um terremoto de 7,5 de magnitude, acompanhado por um tsunami, atingiu a península de Minahasa, na Indonésia, matando cerca de 4.400 pessoas. Dois meses antes, aproximadamente 500 pessoas morreram por causa de um tremor que afetou a região indonésia de Lombok.
Vale lembrar que o planeta experimenta centenas de milhares de terremotos a cada ano, mas a vasta maioria é de magnitude muito baixa. Terremotos de magnitude menor que 3 geralmente não são sentidos, mas são registrados pelos sismógrafos.
Terremoto devasta o Marrocos e deixa rastro de destruição e sangue. Veja fotos: