Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menino é reconhecido como herói após usar seu drone para localizar comboio russo

Andrii Pokrasa obteve fotos e coordenadas exatas das forças inimigas, o que impediu um ataque da Rússia a Kiev

Internacional|Maria Cunha*, do R7

Andrii Pokrasa conseguiu a localização exata do comboio russo com seu minidrone
Andrii Pokrasa conseguiu a localização exata do comboio russo com seu minidrone Andrii Pokrasa conseguiu a localização exata do comboio russo com seu minidrone

Um adolescente de 15 anos que usou seu drone para ajudar as Forças Armadas da Ucrânia a localizar e destruir um comboio russo no início da guerra foi aclamado nesta terça-feira (7) como um "verdadeiro herói da Ucrânia", segundo informações do Global News.

Andrii Pokrasa mora nos arredores de Kiev e foi abordado diretamente pelos militares para ajudá-los a encontrar os veículos inimigos, que passavam entre a capital ucraniana e a ciadade de Zhytomyr.

O menino, então, levou seu drone para um campo próximo e conseguiu fotografar o comboio e ainda obter as coordenadas com a ajuda de um GPS.

O pai foi o responsável por encaminhar as informações ao Exército ucraniano pelas redes sociais, segundo o tabloide britânico Daily Mail. Minutos depois, a artilharia ucraniana chegou à estrada perto de Berezivka e realizou o ataque, a cerca de 37 quilômetros do centro de Kiev.

Publicidade

Leia também

A abordagem foi tão bem-sucedida que os militares entregaram ao adolescente os controles de um drone profissional com um alcance maior. Como resultado, foram destruídas várias unidades de tanques russos e veículos blindados.

"[Pokrasa] era o único que tinha experiência com drones naquela região", disse Yurii Kasjanov, comandante de uma unidade de defesa territorial. “Ele é um verdadeiro herói. Um herói da Ucrânia”, completou.

Publicidade

Pokrasa descreveu a experiência como "muito, muito assustadora", mas disse que queria impedir que as forças russas atacassem sua cidade natal.

"Nosso objetivo era encontrar as coordenadas exatas e fornecê-las aos soldados. [...] Eu dei a eles as coordenadas e fotos, e depois disso eles miraram no local", disse o piloto adolescente.

Publicidade

A utilização de drones na Ucrânia tem sido importante para repelir as forças de Putin em torno de Kiev e continua sendo uma abordagem altamente eficaz para combater os invasores na região leste do Donbass.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.