Meninos e técnico são encontrados vivos em caverna na Tailândia
Buscas aconteciam há 10 dias. Grupo estava preso desde o dia 23 de junho, depois de ser supreendido por enxurrada que inundou caverna
Internacional|Cristina Charão e Beatriz Sanz, do R7
Todos os 12 meninos e o técnico de futebol presos em uma caverna na Tailândia foram encontrados vivos pelas equipes de resgate por volta das 22h30 (horário loca) desta segunda-feira (2). O grupo estava desaparecido desde o sábado (23).
A notícia foi anunciada pelo governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, pela rede de TV pública Thai PBS. Veja o vídeo.
O time de futebol Moo Pa (Javali em tradução livre do tailandês), formado por garotos de 11 a 16 anos, fazia um passeio pelo complexo de cavernas Tham Luang, na província de Chang Rai, no norte da Tailândia. Acompanhados do técnico, eles foram supreendidos por uma forte chuva, que inundou o complexo de túneis e impediu sua saída. Saiba quem são os meninos presos na caverna.
Segundo o governador, membros da equipe de operações especiais informaram que o grupo foi encontrado em uma região do complexo de cavernas conhecida como Pattaya Beach.
As buscas já apontavam para Pattaya Beach como a provável localização dos meninos e do técnico, já que se trata de um ponto mais alto dentro dos vários túneis que formam o complexo de Tham Luang. Desta forma, o grupo estaria a salvo da enchente.
Equipes de resgate do Reino Unido, Estados Unidos e Austrália participaram dos esforços de resgate. Ao todo, mais de mil socorristas participaram das operações.
O escritório do primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, divulgou uma nota agradecendo a ajuda internacional. Prayuth Chan-ocha "deseja agradecer os tremendos esforços de todas as unidades internacionais que ajudaram as autoridades tailandesas a resgatar a equipe de futebol juvenil que estava presa nas cavernas de Chiang Rai".
Uma equipe médica foi enviada ao local para checar as condições de saúde dos 12 meninos e do técnico. Ainda de acordo com o governador de Chan Rai, a retirada do grupo de dentro da caverna pode levar cerca de 4 horas.
Relembre o caso
Os garotos e o técnico de 25 anos estavam desparecidos desde o dia 23 de junho. A equipe costumava fazer passeios no local. Eles já tinham ido até a caverna em outras ocasiões.
Eles deixaram as bicicletas presas no gradil e entraram nas cavernas com suas mochilas, mas foram impossibilitados de sair por conta da chuva.
Uma onda de comoção tomou todo o país que faziam preces, orações, pedidos nas redes sociais. Os adolescentes e o técnico receberam homenagens de times de futebol profissionais do país.
A caverna foi inundada e eles não poderiam sair pela entrada principal. Eles continuaram caminhando para outras câmaras, que provavelmente estavam secas. Posteriormente foram encontrados em Pattaya Beach, há cerca de 2 quilômetros do centro de buscas, na entrada principal das cavernas. A chuva continua caindo e atrapalha o resgate.